POLÍCIA CIVIL REGISTRA MAIS DE 80% DE LOCALIZAÇÕES DE JOVENS DESAPARECIDOS
Hoje, 25 de maio, celebra-se o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Nesta data, a Polícia Civil registra mais de 80% de localização de crianças e adolescentes desaparecidos no Estado. Dados atuais do Silcade (Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos), da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), divulgados, nesta sexta-feira, mostram que foram registrados 228 boletins de ocorrências de desaparecimentos em 2012. Do total, 206 já foram localizados e outros 22 ainda permanecem com paradeiro desconhecido.
De acordo com o coordenador do Silcade, investigador da Polícia Civil, Edivaldo do Carmo, os conflitos no lar e a chamada busca da liberdade sem limites dos adolescentes são os principais fatores que motivam o desaparecimento de jovens no Estado. “Muitas vezes, os namoros não aceitos pelos pais e a busca pela orientação sexual motivam as fugas de casa por parte dos adolescentes”, afirma. Diante disso, os pais passam a fazer buscas pelos filhos desesperadamente, sem sucesso.
O policial civil explica que qualquer unidade da Polícia Civil deve registrar o boletim de ocorrência de desaparecimento de crianças e adolescentes.
O registro deve ser feito imediatamente após a constatação do desaparecimento do jovem. De acordo com a instrução normativa nº 003 de 2011, da Corregedoria-Geral da Polícia Civil, as ocorrências policiais de desaparecimentos de pessoas deverão ser atendidas pelas Delegacias, Seccionais, Divisões Especializadas e Superintendências no interior. “Nenhuma unidade policial deverá opor-se à confecção imediato do boletim de ocorrência policial e adoção de providências legais”, informa a instrução.
Ainda, de acordo com a norma, o registro de desaparecimento de criança e adolescente deverá ser encaminhado imediatamente ao Silcade para tomada das medidas cabíveis. Graças à pronta resposta da Polícia Civil, por meio das unidades policiais e da Data, por meio do Silcade, o número de localizações de crianças e adolescentes desaparecidos tem sido elevado.
Outras informações devem ser obtidas junto ao Silcade, da Data, por meio do e-mail silcade@policiacivil.pa.gov.br ou ainda na sede da Data, na Rua dos Caripunas, nº 1.200, entre Ruas Roberto Camelier e Tupinambás, bairro do Jurunas, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. O telefone do Silcade é (91) 3272-0779.
O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas começou a ser celebrado após o desaparecimento, em Nova Iorque, a 25 de maio de 1979, de Etan Patz, que tinha então seis anos. Nos anos que se seguiram, várias organizações passaram a lembrar da data até que, em 1983, o presidente dos Estados Unidos declarou 25 de maio como o dia dedicado às crianças desaparecidas.
Comentários