SERVIDORES DA POLÍCIA CIVIL CONCLUEM CURSO DE PRIMEIROS-SOCORROS

Dezessete servidores da Polícia Civil – seis policiais civis e 11 administrativos – concluíram, nesta sexta-feira, 4, o curso de primeiros-socorros promovido em parceria pela Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A aula final foi realizada no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, na Grande Belém. Como atividade final, os servidores foram divididos em duas turmas. Uma delas, formada por policiais, o sargento bombeiro Edmilson Lima, instrutor do curso, ministrou atividade prática de resgate tático e entrada em ambiente hostil, com risco de confronto armado. A outra turma também participou da atividade de resgate tático. 

Simulação de resgate de ferido em ônibus
SIMULAÇÃO DE RESGATE DE FERIDO
De acordo com a servidora Zeneide Pureza, a divisão dos alunos em turmas foi necessária em função de que no resgate efetuado por agente policial há, necessariamente, uma atenção maior no momento da retirada da pessoa ferida. “Além de prestar o atendimento ao ferido, o policial deve tomar medidas para sair do local em segurança, não só pessoal, como da equipe policial sob seu comando e da própria vítima”, explica. Durante a aula desta sexta-feira, os alunos participaram de simulações de situações de resgate de pessoa ferida em local com dificuldades de acesso, como área alagada, e em ambiente hostil. 

Nesse último caso, os policiais simularam o resgate de uma pessoa ferida no interior de um ônibus. Usando as técnicas policiais de entrada em ambiente hostil, os policiais civis simularam o socorro ao ferido e a retirada dele do local para atendimento pré-hospitalar. O objetivo do curso é habilitar os profissionais da instituição policial a estarem aptos a prestar primeiros-socorros sempre que alguma situação exigir. Os servidores tiveram aulas sobre técnicas de atendimento pré-hospitalar por meio de procedimentos de socorro no local do acidente e possibilitar suporte básico de vida à vítima ou vítimas, mantendo as pessoas respirando e com o coração bombeando sangue no corpo. 

O curso segue os mesmos moldes dos cursos já promovidos pela Polícia Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar voltados à comunidade. No próximo dia 9, o bairro do Jurunas vai receber o curso de primeiros-socorros. O mesmo curso será levado em junho ao bairro do Tapanã no distrito de Icoaraci; em setembro, ao bairro da Condor; em outubro à Pratinha e em novembro ao Benguí. O outro curso realizado por meio da parceria é o de Brigada de Incêndio (FOTO: JOEL LOBATO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL/PA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"