POSTOS DE IDENTIFICAÇÃO NÃO EMITIRÃO CARTEIRAS DE IDENTIDADE AOS SÁBADOS

A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Identificação “Enéas Martins”, informa que, a partir do próximo dia 16, não serão mais emitidas carteiras de identidade, aos sábados, nos dois postos que prestavam esse serviço (Posto Central da Delegacia-Geral e Galeria BR em Ananindeua). A emissão dos documentos, nos dois locais, será feita exclusivamente via agendamento por telefone (4006-9002/ 9046 ou 9020) ou pelo site da Polícia Civil (www.policiacivil.pa.gov.br), de segunda à sexta-feira, em horário comercial. O motivo é a baixa procura pela carteira de identidade, aos sábados, nos dois locais de emissão do documento, registrada nos últimos 30 dias. “Tivemos uma queda de 70% nos atendimentos feitos aos sábados”, explica o diretor de Identificação da Polícia Civil, Ricardo Paula. 

SERVIÇO DE EMISSÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE
Segundo ele, a queda na procura pelo documento, aos sábados deve-se à busca, cada vez maior, por parte da população pela carteira de identidade nas ações sociais realizadas na própria comunidade semanalmente pela Polícia Civil em parceria com entidades conveniadas, como Prefeituras, e em ações do Governo do Estado, como o Programa Pró-Paz Cidadania. “Atualmente, temos registrado uma média de 40 carteiras de identidade emitidas aos sábados, em cada posto, onde o serviço oferece 150 emissões de documentos”, ressalta. A baixa procura pelo serviço, nos dois postos, esclarece Ricardo Paula, impossibilita manter equipes formadas por 20 servidores de plantão, de 8 horas até 14 horas, aos sábados, em cada um desses locais. Diante disso, detalha o diretor de Identificação da Polícia Civil, o atendimento para emissão da carteira de identidade será feito, durante a semana, em 15 postos de identificação, situados na Região Metropolitana de Belém. 

Em quatro deles – Posto Central na Delegacia-Geral; Galeria BR em Ananindeua; Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACI), no bairro do Guamá, e Estação Cidadania, no bairro do Jurunas), a emissão do documento continuará a ser feita unicamente por meio de agendamento. Nos demais postos, entre os quais o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Assembleia Legislativa do Pará; o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NACI), na Travessa Curuzu, bairro do Marco, e o Posto da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em São Braz, o atendimento permanecerá a partir de 8 horas da manhã, por ordem de chegada, sem agendamento. Nesses locais, em média, 60 atendimentos são feitos de segunda à sexta-feira. 

No próximo final de semana, os distritos de Mosqueiro e Icoaraci, em Belém, receberão diversos serviços de cidadania, como emissões de documentos, realizados pelo Programa Pró-Paz Cidadania, do Governo do Estado. A partir de 8 horas da manhã, os moradores das duas localidades, que necessitem da 1ª ou da 2ª vias da carteira de identidade, poderão procurar o serviço nos seguintes locais: no sábado, em Mosqueiro, na Escola Professor Honorato Filgueiras, na Travessa Siqueira Mendes, bairro Maracajá, e no domingo, em Icoaraci, na Escola Estadual do Outeiro, na Rua Manoel Barata, nº 28, bairro São João do Outeiro, em Icoaraci. A emissão dos documentos será gratuita para pessoas com idade a partir de 16 anos. Para solicitar a carteira de identidade, na ação social, basta apresentar a certidão de nascimento ou de casamento original; duas fotos 3x4 recentes e um comprovante de residência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"