POLÍCIA CIVIL DO PARÁ É DESTAQUE NA IMPRENSA INTERNACIONAL
A Polícia Civil do Pará foi o tema de uma série de reportagens especiais publicadas durante uma semana no jornal De Morgen, principal publicação da imprensa belga. O trabalho desenvolvido no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a prisão de criminosos sexuais e a criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) foram os temas abordados pelo repórter Bjorn Maeckelbergh, enviado exclusivamente para conhecer de perto a rotina dos policiais civis do Pará. O trabalho de investigação da polícia paraense que resultou na prisão do enfermeiro belga Marc Vanden Bossche, acusado de pedofilia, foi o que motivou a reportagem.
DESTAQUE NA MATÉRIA DO "DE MORGEN" |
Marc Vanden, 53 anos, foi preso no Pará acusado de abusar de 13 crianças com idades entre 8 e 16 anos, oito dos quais apresentaram queixa. Os crimes ocorreram no Marajó. Porém, nos últimos 30 anos, Marc Bossche, colecionou vítimas no Brasil, Bélgica e Polônia. Foi a investigação paraense a responsável pela detenção do criminoso. Durante nove dias, o repórter Bjorn Maeckelbergh conheceu, conversou e entrevistou vítimas, conselheiros tutelares e policiais civis envolvidos direta e indiretamente no caso Marc Vanden Bossche. A primeira parada de Bjorn foi em Soure, na ilha do Marajó, onde conversou com o delegado Arilson da Silva Caetano, superintendente Regional dos Campos do Marajó, sobre o trabalho desenvolvido para combater a exploração sexual no local.
Na capital paraense, o foco ampliou. O plano de segurança pública paraense foi o tema da conversa de Bjorn Maeckelbergh com o delegado-geral, Nilton Atayde, e com a delegada Christiane Lobato, titular da Diretoria de Atendimento a Grupo Vulneráveis (DAV), com quem visitou uma unidade do Propaz e se surpreendeu com o que conheceu. “O Pará investe alto no combate a criminalidade, em especial ao abuso e exploração sexual. A criação da uma diretoria específica para o atendimento aos vulneráveis e o trabalho desenvolvido pelo Propaz são exemplos a serem copiados”, declarou o repórter belga. A reportagem especial sobre o trabalho da Polícia Civil do Pará foi publicada entre os dias 14 e 20 de julho. As edições podem ser acessadas no site: www.demorgen.be
Comentários