PRESOS POR INVASÃO DE DELEGACIA E LINCHAMENTO JÁ ESTÃO EM PRESÍDIO
Já estão no presídio Centro de Recuperação Regional em Itaituba, sudoeste do Pará, as nove pessoas presas por envolvimento na invasão à Delegacia, resgate e linchamento do preso Paulo Sérgio Pereira de Sousa, na localidade de Castelo dos Sonhos, zona rural de Altamira. Os acusados deram entrada na noite de ontem na casa penal. A Polícia Civil investiga o paradeiro de mais gente envolvida nos atos criminosos. Os presos são Vanderlei Corrêa; Edjane dos Santos; Joel Lorscheiter; Geraldo de Souza Campos Filho; Dueliton Victor Athaídes; Luiz Cláudio Pietczak; Maria Nunes da Silva; Abelino Moreira dos Santos e Jamilson Paulo da Silva. Estão foragidos Jean Pereira Leite; Maicon Sibulski; Chagas das Neves ou “Chaguinha”, e outro de prenome Tiago. As informações foram dadas nesta terça-feira, 11.
PRESOS |
Segundo o delegado Edinaldo Sousa, superintendente da Polícia Civil na região do Tapajós, do total de presos, três – Vanderlei, Edjane e Joel – foram os responsáveis em contratar um carro-som e fazer a mobilização das pessoas para invadir a Delegacia e matar o preso. “São considerados os mandantes do ato criminoso”, enfatizou o delegado. Joel é o proprietário do carro-som. Os demais presos estão envolvidos no resgate e espancamento de Paulo Sérgio. As prisões dos acusados foram realizadas na manhã da última segunda-feira, dia 10, por uma equipe de policiais civis comandados pelo delegado Edinaldo Sousa e militares sob comando do sargento PM Rego. As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz de Direito da Comarca de Novo Progresso, Antônio José dos Santos.
A operação policial, denominada de “Respeito e Ordem”, foi iniciada no último dia 7, quando uma equipe composta de quatro policiais civis foi até Castelo dos Sonhos para fazer levantamento da localização dos indiciados.
Já no dia 9, outra equipe seguiu para a região, onde, junto aos demais policiais civis e de seis policiais militares, traçaram diretrizes para cumprimento dos mandados de prisão. Dos nove presos, oito foram capturadas em Castelo dos Sonhos e outra no Distrito de Moraes Almeida, em Itaituba. Os outros envolvidos são procurados. A equipe policial foi composta dos delegados Alexandro Napoleão Sant’ana, da 19ª Seccional Urbana de Itaituba; Arthur do Rosário Braga, de Castelo dos Sonhos; Caio Carmello Rocha Lobo, de Novo Progresso, e Cléber Pascoal Silveira de Oliveira, de Itaituba, além dos escrivães Bibiano, Haroldo e Jaime, e Investigadores Lobo (chefe de operações da Superintendência Regional); Miguel (chefe de operações da Seccional de Itaituba; Fagner, de Placas; Victor, de Novo Progresso, e Araújo, de Castelo dos Sonhos.
A morte do preso ocorreu no momento em que ele era autuado em flagrante por haver, momentos antes, morto por degolamento o enteado de quatro anos de idade, após brigar com a companheira.
Depois de matar a criança, ele matou dois animais domésticos – um cachorro e uma galinha - e teria bebido o sangue dos animais e da criança. Após ser retirado da cela, o preso foi espancado na cabeça e no corpo, com barra de ferro e pedaços de madeira. A vítima ainda foi eviscerada e já morta teve o cadáver queimado. “Diante da gravidade dos fatos, houve determinação da Secretaria de Estado de Segurança Pública, da Delegacia-Geral da Polícia Civil e da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) para montar equipe de policiais civis das Superintendências Regionais do Tapajós e do Baixo e Médio Amazonas, além de policiais do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), de Santarém, subordinados ao NIP (Núcleo de Inteligência Policial).
Comentários