COMANDANTE DA PM DO AMAPÁ CONHECE SEDE DO IESP

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), órgão do Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, recebe, nesta terça-feira (9), a partir das 09 horas, o comandante-geral da Polícia Militar do Amapá, coronel Pedro Paulo Rezende. Acompanhado de outros integrantes da área de segurança pública do estado vizinho, o oficial fará uma visita nas dependências da instituição para conhecer de perto o trabalho que serve de modelo para a segurança pública de outros estados. Em agosto deste ano, 42 cadetes do Amapá iniciaram o Curso de Formação de Oficial (CFO) da Academia Coronel Fontoura. 

SEDE DO IESP
A formação dos futuros oficiais amapaenses foi fruto de um processo de convênio entre os dois estados do Norte do país, já que no Amapá não é realizado este tipo de formação. Entre outros instrumentos, os alunos utilizam no curso instrumentos multimídia, além de receberem formação técnico-profissional, participam de estágios supervisionados, operações policiais em comunidades, planejamento e avaliação de resultados do emprego do serviço policial militar. O curso tem a duração de três anos. Em maio deste ano, o Iesp recebeu também a visita de uma comitiva da segurança pública do estado da Bahia, que se interessou em conhecer o método de ensino adotado pela instituição que acabou se tornando referência nacional.

Agora, será a vez da cúpula da segurança pública do Amapá verificar como funciona a estrutura e o instrumento pedagógico utilizado pelo instituto. O Iesp se tornou referência nacional ao realizar um trabalho de educação integrado entre os órgãos responsáveis pela defesa social do Pará, são eles: Policia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM), Polícia Civil (PC), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC), Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA). 

No dia 14 de setembro deste ano, o Iesp completou 13 anos de criação com a realização de uma solenidade presidida pelo secretário estadual de segurança pública, Luiz Fernandes Rocha. A cerimônia foi marcada pelo anúncio da implantação do curso de mestrado em Segurança Pública e Mediação de Conflitos. A formação, que é inédita no Brasil, será ofertada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), garantindo a formação de mais de 30 agentes de segurança pública nos próximos quatro anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"