GUARDA DE TRÂNSITO AGRIDE COM PEDAÇO DE PAU MOTOTAXISTA
A Seccional Urbana de São Braz registrou, nesta quarta-feira, 7, a agressão por parte de um agente de trânsito de Belém contra um motociclista. O fato se registrou no cruzamento da avenida Governador José Malcher com Travessa Quintino Bocaiuva, bairro de Nazaré, centro de Belém. O crime foi filmado com uso de um telefone celular. O motociclista Rony Trindade foi agredido com um pedaço de pau pelo agente de trânsito Igor Garcia, de 26 anos. Ambos foram levados à unidade policial para tomada das providências cabíveis. O mototaxista alega que a agressão aconteceu após uma discussão iniciada porque o alarme da moto dele disparou no meio da rua. O agente de trânsito teria se incomodado com a situação e multado o rapaz. O motociclista passou a argumentar com o agente sobre a aplicação da multa. "Tu tá (sic) aqui para orientar, não é para multar qualquer um", diz o rapaz na gravação.
GUARDA DE TRÂNSITO AGRIDE MOTOTAXISTA A SOCOS |
O guarda perde o controle, pega um pedaço de pau e parte para cima do motociclista
"Eu voltei com ele para saber se ele tinha aplicado a multa e ele disse que tinha aplicado. Foi o que eu falei pro mesmo, que ele tinha que se reciclar, se atualizar, se informar. Aí foi que ele disse que eu tava falando demais e que ele ia me prender. Aí eu falei para o mesmo que ele não era polícia para prender ninguém. Isso não se faz com nenhuma pessoa. Isso é abuso de autoridade, o que ele fez, usou da farda dele. Eu quero justiça pra isso, e que ele venha pagar o que ele fez", afirma o motociclista.
O guarda de trânsito entrou na Companhia de Trânsito de Belém (CTBel) em maio deste ano, e ainda está em estágio probatório, período de avaliação do servidor público, que dura dois anos. A CTBel analisou as imagens, e deve abrir um procedimento administrativo para apurar a conduta do agente. "O que nós repassamos é justamente o contrário. Você ter o controle da situação, você saber agir nas situações adversas. Podem ter vários tipos de punição, até a demissão por justa causa", explica o diretor de trânsito da CTBel, Elias Jardim. O pedaço de pau de cerca de 1 metro,
utilizado pelo agente de trânsito, foi apreendido.
O delegado Guilherme Tavares, diretor da Seccional, vai investigar tanto o comportamento do motociclista, como o do guarda de trânsito. "O entendimento é que houve um desacato por parte do cidadão ao receber a penalidade, mesmo que injusta. Mesmo que tenha sido injusta, há meios hoje em dia para se recorrer. E por parte do agente de trânsito, perdeu o controle, aí no caso é lesão corporal, porque ele se municiou de um pedaço de pau para atacar o cidadão", comenta o delegado Guilherme Tavares.
À pedido da CTBel, amanhã o guarda de trânsito deve enviar um relatório explicando o ocorrido.
Comentários