POLÍCIA MILITAR FIRMA PARCERIA COM COMUNIDADE PARA AÇÕES

Comandantes da Polícia Militar e líderes comunitários de diversos bairros de Belém se reuniram nesta quarta-feira, 7, com o objetivo de avaliar as ações de segurança e sugerir melhores formas de policiamento. Nesses encontros, realizados semanalmente, os policiais militares e os representantes das comunidades trocam informações e debatem formas de melhorar a segurança pública nos bairros. A parceria entre comunidade e Polícia Militar tem gerado excelentes resultados no combate à criminalidade em diversos bairros de Belém. A afirmação é do funcionário público Antonio Ernesto Teixeira, que participou da reunião representando os funcionários da Eletronorte. A empresa possui uma unidade no bairro do Barreiro, que já foi considerado um dos mais perigosos da capital. 

Cristino Martins/Ag. Pará
REUNIÃO
Segundo ele, em 2006, quando a empresa abriu seu escritório no Barreiro, dezenas de funcionários se queixavam dos constantes assaltos no entorno da unidade. Foi a partir do diálogo entre a comunidade e o comando da PM que o numero de crimes caiu consideravelmente. “É um trabalho que é reconhecido pelo nosso superintendente. A troca de informações possibilitou uma melhor atuação dos policiais, dando mais tranquilidade não só para os moradores do Barreiro, como também para quem trabalha na área, como é o nosso caso. As ações desenvolvidas no bairro do Barreiro comprovam a eficiência do trabalho que a PM realiza na capital”, enfatizou Ernesto. 

De acordo com o Comandante de Policiamento da Capital, Hilton Benigno, as ações de combate à criminalidade são planejadas com base nos dados estatísticos registrados no Sistema Integrado de Segurança Publica (Sisp) e nos relatos da própria comunidade. Uma vez por semana o Comando Geral da PM indica um comandante e uma comunidade para a troca de informações e avaliação das ações de policiamento. “É a comunidade que está nos bairros que pode nos indicar qual a melhor forma de atuação, os locais com maior incidência de crimes, nos permitindo avaliar o resultado das ações de segurança desenvolvidas pela Policia Militar”, explica o oficial. Hilton Benigno também destacou a redução significativa de algumas modalidades de crimes em Belém, como os assaltos e homicídios. 

Em 2011, foi registrada uma redução de 32% no número de homicídios em relação a 2010. No mesmo período, o numero de assaltos também teve uma queda de quase 50%. Em 2012, o numero de homicídios se manteve praticamente no mesmo patamar de 2011. Já o numero de assaltos caiu em 12% comparado com o ano passado. Segundo o coronel, no mês de outubro 83% dos homicídios registrados em Belém estavam relacionados ao trafico de drogas. “O roubo é um dos delitos que mais incomoda a sociedade e graças as ações da PM estamos conseguindo reduzir esse tipo de crime. 

Já os homicídios estão relacionados, na sua maioria, ao tráfico de drogas e é preciso que toda a sociedade se envolva no sentido de denunciar casos dessa natureza”, avalia o oficial. Para garantir a segurança da população a PM também aumentou o numero de operações repressivas. Hypnos, Eirene, Saturação e Barreira são exemplos de ações que tem ajudado a reduzir significativamente a criminalidade na Região Metropolitana de Belém. Mas a população também pode colaborar, denunciando situações que configuram ilegalidades por intermédio do Centro Integrado de Operações (Ciop) 190 e do Disque Denuncia 181.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"