POLICIAIS FEDERAIS E ÍNDIOS TRAVAM CONFRONTO NA FRONTEIRA COM PARÁ
Índios da etnia Mundurukú e agentes da Polícia Federal entraram em confronto, nesta quarta-feira (7), na aldeia Teles Pires, localizada na região da cidade de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá. De acordo com informações da Polícia Federal do Pará, o confronto ocorreu no momento em que os agentes entraram na aldeia para destruir dragas que eram utilizadas para extrair ouro de forma ilegal. A ação faz parte da operação Eldorado, deflagrada ontem, em Mato Grosso, e mais seis estados, o que culminou na prisão preventiva de 28 suspeitos. No confronto, dois indígenas foram atingidos por balas de fuzil e outros quatro policiais federais acabaram sendo atacados a flechadas e disparos de arma de fogo.
![]() |
OPERAÇÃO POLICIAL |
Os índios foram levados, em estado grave, de helicóptero para atendimento no Hospital Regional de Alta Floresta. Já os agentes da PF receberam os primeiros-socorros ainda no local. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos agentes.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas), que administra a unidade hospitalar, os indígenas deram entrada no hospital por volta das 12:30 (horário de Mato Grosso) em estado de choque.
Um deles precisou receber transfusão de sangue porque sofreu hemorragia após ser atingido pelo disparo. Ainda de acordo com a assessoria, um deles, em estado mais grave, deve ser transferido ainda nesta quarta-feira de avião para o Hospital Regional de Sorriso. Ele corre risco de ter o braço amputado. Já o outro indígena ferido passou por cirurgia. O estado de saúde dele também é grave. A PF vai deslocar para a região do confronto mais agentes e suprimentos.
Comentários