SISTEMA DE SEGURANÇA DIVULGA BALANÇO DA OPERAÇÃO EIRENE
O Sistema de Segurança Publica do Pará divulgou, no final da manhã desta quarta-feira (14), o balanço da megaoperação Eirene, que, durante cinco dias, preveniu, reduziu e combateu os índices de violência registrados nos bairros do Guamá, Cremação, Condor, Jurunas, parte da Terra Firme e Batista Campos. Os dados foram apresentados no Comando Geral da PM. Para o comandante de Policiamento da Capital, coronel Hilton Benigno, o sucesso da ação foi marcado pela ausência de registros nas unidades policiais nos dias de diligências. Os bairros foram selecionados com base nos dados registrados no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).
REUNIÃO NO COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR |
As ações terminaram na madrugada de terça-feira (13), o aumento do efetivo policial nessas áreas teve como foco a fiscalização de veículos, pessoas, estabelecimentos comerciais, repressão ao tráfico de drogas e comercio ilegal de mercadorias e produtos de origem suspeita ou sem procedências e o cumprimento de mandados de prisão. O subcomandante da Policia Militar, coronel Walcir Queiroz, fez uma avaliação positiva da operação. “Em face dos dados alcançados, verificamos que a integração dá resultados. Foi uma operação que reuniu os órgãos do sistema de segurança do Estado e do Município e a população foi a principal beneficiada com este tipo de trabalho. Vamos nos reunir na próxima semana para delinear novas ações”, comentou o coronel.
O inspetor Luis Freitas, da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) também falou sobre a parceria. “Com a presença da Policia Militar nas nossas barreiras houve um trabalho bem mais dinâmico, alguns motoristas tentaram furar nossas barreiras, mas com o apoio da PM conseguimos apreender as motos dessas pessoas que estavam com irregularidades”, disse o inspetor. Em toda a operação 3.822 motos foram abordadas, sendo que 91 foram apreendidas e 100 multadas. Esse trabalho foi desenvolvido tanto pela CTBel quanto pelo Detran. A abordagem nas motos foi maior porque a maioria dos registros policiais de roubos, furtos e homicídios foram cometidos por pessoas que conduziam este tipo de veículos.
O delegado Roberto Teixeira, diretor de Polícia Metropolitana, da Polícia Civil, falou que o disque denuncia 181, teve um aumento de chamadas durante a operação. “Como existe a chamada lei do silêncio, nós verificamos consideravelmente o aumento no número de chamadas para o serviço. A presença da policia fez com que essas pessoas denunciassem bocas de fumo, traficantes e assaltantes que agem nestes bairros”, explicou o delegado.
Apreensões – Durante os dias de ações, também foram apreendidas mídias falsificadas, madeira ilegal, bebida alcoólica comercializada em feiras e mercados, animais silvestres e drogas, como crack e cocaína. Na avaliação do comandante de Policiamento da Capital, coronel Hilton Benigno, a operação Eirene provocou uma sensação de segurança na população residente nos bairros envolvidos. “Além dos próprios moradores, os elogios sobre a operação também vieram nas redes sociais”, observa.
A Eirene envolveu mais de 500 agentes de segurança dos comandos de Policiamento da Capital, de Missões Especiais e de Policiamento Especializado. Participaram ainda o Departamento Estadual de Transito (Detran), Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Grupamento de Polícia Fluvial, Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Secretaria Municipal de Economia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juizado da Infância de Juventude e Conselho Tutelar.
Dados Gerais da Operação Eirene
3.822 motos abordadas
91 motos apreendidos
100 motos multadas
1.667 veículos abordados
280 veículos multados
08 veículos removidos
1.132 bicicletas abordadas
71 ônibus abordados 29 caminhões abordados 1 caminhão apreendido
57 vans abordados 1 van apreendida
10 táxis abordados
394 notificações
4.928 pessoas abordadas
99 bares vistoriados 21 bares fechados
32 embarcações abordadas
01 embarcação apreendida
Prisões
-01 prisão de um adulto por porte ilegal de arma (Revolver calibre 32)
-02 prisões de adultos por Roubo ao Estabelecimento Comercial “Armazém das Festas”-01 prisão por desacato.
-05 foragidos recapturados
-05 mandados de prisões efetuados
-01 prisão por Lei Maria da Penha
-01 prisão por tráfico de drogas
Apreensões de adolescentes
-18 apreensões de adolescentes em situação de risco em bares. -01 apreensão de adolescente por porte ilegal de arma (Revolver calibre 38)
-02 apreensões de adolescentes
Materiais apreendidos
-9 m3 de madeira apreendidas
-12 Cx de Cerveja,
-07 Pacotes de Vinho contendo 06 Unidades,
-03 Garrafões de Vinho de 05 litros,
-05 Garrafas de Cachaça
-1/2 Pacote de Cerveja em Lata
-7.060 mídias piratas
-6 pássaros
-61 kg de Pirarucu
-01 apreensão de crack
-01 apreensão de cocaína
-01 apreensão de entorpecentes
-02 apreensões de máquinas caça níqueis (BOP Nº 00003/2012.012446-0)
TEXTO: Antenor Filho - Secom Fone: (91) 3202-0912 / (91) 8122-5456 Email: antenorfilho@agenciapara.com.br / FOTO: Rodolfo Oliveira (Agência Pará).
Comentários