"BOAS FESTAS": OPERAÇÃO MOBILIZA 500 POLICIAIS NAS RUAS DAS CAPITAL

A Polícia Militar iniciou nesta sexta-feira, 14, a Operação Boas Festas, que vai percorrer os principais pontos comerciais de Belém com o objetivo de assegurar o policiamento nas áreas de maior fluxo de pessoas. Cerca de 500 policiais estão envolvidos na operação, que segue até o dia 2 de janeiro. Logo nas primeiras horas de incursões, a ação de quatro policiais conseguiu impedir uma susposta tentativa de “saidinha” no comércio. A equipe abordou dois homens que seguiam um rapaz em uma moto, após ele deixar um caixa eletrônico na rua Manoel Barata, entre a Frutuoso Guimarães e a Campos Sales. O rapaz que denunciou estar sendo seguido pela moto foi acompanhado pelos policiais até uma parada de ônibus na Avenida Presidente Vargas. 

Alessandra Serrão/Ag. Pará
OPERAÇÃO NAS RUAS
A equipe coordenada pelo sargento Adílson Silva, que verificou a denúncia, abordou os suspeitos mas não encontrou nada e, por esse motivo, a situação não foi registrada como flagrante. “Nesse período do ano os crimes do tipo “saidinha” (abordagem e roubo de clientes que tenham sacado dinheiro nas agências ou nos caixas eletrônicos, às proximidades desses locais) são frequentes. A operação contempla a fiscalização de áreas próximas a esses locais justamente para coibir a ação de bandidos”, destacou o sargento. A aposentada Simone Pádua, 67, que passava pelo local, aprovou a presença dos policiais. “Sempre venho no comércio e esse reforço é necessário nesse período por causa do fluxo de pessoas, que aumenta muito. A presença dos policiais deixa a população um pouco mais segura e inibe a ação dos bandidos”, comentou. 

Alessandra Serrão/Ag. Pará
SIMONE PÁDUA
Entre os alertas dados à população para prevenir possíveis ocorrências durante as compras, o sargento Silva ressalta que os consumidores devem optar por falar ao celular em locais fechados, sacar pequenas quantias no banco, evitar andar com joias e, no caso das mulheres, andar com a bolsa colada na frente do corpo. Além das agências bancárias, casas lotéricas e ruas do centro comercial, o efetivo da operação percorre os principais pontos de vendas, como os quatro shoppings da capital e avenidas como a Braz de Aguiar, Pedro Miranda, Doca de Souza Franco, Padre Eutíquio, Presidente Vargas e Boulevard Castilhos França. A concentração do efetivo que atua na operação aconteceu por volta das 8h30, na Praça da República, ao lado do Theatro da Paz. De lá, os policiais seguiram para os principais pontos comerciais. O comandante da operação no período da manhã, capitão Mauro Martins, informou que haverá um reforço diário de cerca de 170 homens que atuarão de dia até a noite. 

Alessandra Serrão/Ag. Pará
CAPITÃO MAURO MARTINS
Além do efetivo a pé, a operação também conta com o apoio de viaturas, motos e bicicletas. “Diferente das operações ao longo do ano, a 'Boas Festas' tem caráter preventivo. Temos conhecimento de quais são os crimes mais recorrentes nesse período e estamos na rua para tentar coibi-los e dar segurança para as pessoas que foram às compras”, explicou. Além da PM, que atua através do Comando de Policiamento da Capital (CPC), a Operação Boas Festas conta com o apoio dos demais órgãos do Sistema de Segurança Pública do Pará, entre eles a Polícia Civil, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, a Guarda Municipal e a Companhia de Transportes de Belém (CTBel). Os batalhões de outras áreas da Região Metropolitana, o Comando de Missões Especiais e o Comando de Policiamento Especializado também auxiliam nas ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"