OPERAÇÃO "ARCANJO" TEM PRISÕES HOMOLOGADAS PELA JUSTIÇA
As pessoas presas por envolvimento em crimes relacionados ao tráfico de drogas, em São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, durante a operação "Arcanjo", tiveram os flagrantes lavrados pela Polícia Civil homologados (confirmados) pelo Poder Judiciário. Os acusados estão recolhidos em três unidades do Sistema Penitenciário do Pará - Centro de Recuperação Regional de Castanhal, Centro de Recuperação Regional de Paragominas e no Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua, no caso das mulheres. A informação foi dada, nesta quinta-feira, 31, pelo delegado Luiz Xavier, titular da Superintendência Regional do Salgado, responsável pela coordenação da ação policial deslanchada no último dia 29. Do total de pessoas apresentadas em Castanhal, ao final da operação, 16 são adultos - 10 mulheres e seis homens - e foram apreendidas duas adolescentes.
PRESOS E APREENSÕES |
Segundo o policial civil, dentre os presos está Jairo Carneiro Bahia, considerado um dos traficantes de drogas mais perigosos de São Miguel do Guamá. Ele é investigado sob acusação da autoria de, pelo menos, treze homicídios na cidade, cujas vítimas, em maioria, eram usuários de drogas com dívidas pendentes junto aos traficantes da região. As investigações iniciaram há cerca de um ano no município devido aos registros de homicídios com características de motivação relacionada ao tráfico de drogas. Com o desenrolar das investigações, várias pessoas que agiam como traficantes de drogas foram identificadas e passaram a ser investigadas de forma aprofundada.
Ao todo, foram expedidos 11 mandados de prisão temporária e outros 15 de busca e apreensão pelo Poder Judiciário de São Miguel do Guamá. A operação policial contou com a presença de 60 agentes, entre policiais civis, policiais militares, guardas municipais de Belém com Canil, policiais rodoviários federais, através do GOC (Grupo de Operações com Cães) e cerca de 15 viaturas de diversas Delegacias da região do Salgado, sob comando dos delegados Luiz Xavier, Augusto Damasceno e Fernando Rocha (Núcleo de Apoio à Investigação) e Ronaldo Lopes, de São Miguel do Guamá.
DETALHE DE APREENSÕES |
REUNIÃO PRÉVIA ANTES DA OPERAÇÃO |
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidas armas, grande quantidade de drogas, material de preparo da drogas e motos utilizadas no transporte dos entorpecentes. Foram realizadas oito prisões em flagrante e dois procedimentos policiais relativos a adolescentes apreendidos enquanto comercializavam drogas. Foram apreendidas quatro armas de fogo e cocaína nos formatos de pó e pasta, e ainda pedras de óxi de cocaína. A operação seguiu as determinações do delegado-geral, Rilmar Firmino, para que o tráfico de drogas seja reprimido de forma intensa. Foram utilizados policiais civis de diversos municípios, como Vigia de Nazaré, Curuçá, Capanema, São Miguel do Guamá, Castanhal, Irituia, Santa Isabel do Pará, Grupo de Pronto Emprego (GPE), Igarapé-Açu, Santa Maria do Pará, entre outros.
Comentários