OPERAÇÃO EIRENE TOMA CONTA DE SEIS BAIRROS NA CAPITAL
O Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado deu continuidade, nesta quinta-feira, 24, à “Operação Eirene”, iniciada na terça-feira, 23, com as ações “Barreira”, “Saturação”, "Incursões", "Andros" e "Anjos da Guarda". O objetivo principal é prevenir a prática de crimes de qualquer ordem, fiscalizar a presença de crianças e adolescentes em situação de risco e combater irregularidades no trânsito, nos bairros do Guamá, Cremação, Jurunas, Condor e Batista Campos. A ação integra mais de 100 agentes das Polícias Civil (PC) e Militar (PM), Guarda Municipal de Belém (GMB), Companhia de Transportes de Belém (CTBEL) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O balanço geral da Operação Eirene desta semana será divulgado na noite desta sexta-feira, 25.
Também participam da operação homens do Departamento de Polícia Administrativa (DPA), Divisão Especializada de Meio Ambiente (Dema) e Secretaria Municipal de Economia (Secon), que realizaram a ação “Hypnos”, direcionada para os bairros da Cremação e Jurunas. “O objetivo é abordar e fiscalizar bares e similares que estejam funcionando sem as normas reguladoras, coibir o uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes e fechar bares que estejam funcionando sem licenciamento ou licenciamento atrasado”, explica o coordenador da operação, capitão André. Segundo ele, o trabalho conta com 55 homens em 12 viaturas e se estende até a noite desta sexta-feira (25).
Somente um estabelecimento foi flagrado funcionando com o licenciamento atrasado.
OPERAÇÃO |
Segundo o proprietário, Roni Dias da Conceição, o processo anual de licenciamento, que venceu ano passado, foi iniciado, porém devido a reformas no estabelecimento, o processo não foi concluído. “Eu vou lá amanhã o mais rápido possível, pois preciso funcionar durante o final de semana. Somente com essas documentações em mãos eu irei abrir novamente o meu comércio” revela.
Durante as rondas, agentes da Secon retiraram 20 faixas com propaganda de festa com fins lucrativos postas em vias públicas, o que segundo a diretora de Vias Públicas da Secon, Celina Oliveira, é totalmente irregular. “Somente é permitido o uso de faixas para ações institucionais e de órgãos públicos. Faixas com propaganda para fins comerciais são consideradas 100% irregulares, independente do local onde estejam. Nesses casos nós notificamos o responsável pelo evento”.
REVISTA |
As barreiras de trânsito foram localizadas em dois pontos estratégicos dos bairros do Guamá e Jurunas. Agentes do Detran, com apoio de agentes da Guarda Municipal realizaram fiscalizações no cruzamento da rua José Bonifácio com a Barão de Igarapé-Miri e no início da avenida Roberto Camelier. Segundo o agente de trânsito do Detran, Eduardo Valério, as principais irregularidades detectadas foram: licenciamento de veículo atrasado e motoristas sem habilitação, o que ocasionou a retenção de cinco carros e duas motocicletas. “Os motoristas ainda insistem em dirigir com licenciamento atrasado. No caso dos condutores sem habilitação nós esperamos o proprietário vir buscar o veículo e notificamos ele, porém os que estão com o licenciamento atrasado nós iremos encaminhar para o Parque de Retenção, para que o proprietário vá até o local regularizar a sua situação”.
Comentários