POLÍCIA CIVIL EMITE NOTA A RESPEITO DE MATÉRIA VEICULADA EM JORNAL
Em relação à reportagem de O Liberal publicada na edição desta terça-feira, 15, sob o título "Descuido aumenta procura de RG no Pará", a Polícia Civil do Pará esclarece que:
CARTEIRAS DE IDENTIDADE |
- A Polícia Civil do Estado é o único órgão responsável pelo controle, fiscalização e expedição das carteiras de identidades emitidas no Estado do Pará, bem como a aquisição das cédulas de identidades, o papel moeda. Alguns órgãos que oferecem o serviço, fazem através de parcerias com a instituição Polícia Civil, coordenada pela Diretoria de Identificação.
- Atualmente, o Estado emite em torno de 45 mil documentos por mês, estando entre os dez que mais atendem no país, atrás de SP, BA, RS, RJ, PE, CE, PR, MA e SC. O valor da taxa este ano aumentou de R$ 31,45 para R$ 33, 40, válido para 2ª vias e demais, ou seja, não há diferenciação de preços entre as vias. As 1ª vias são gratuitas.
- O usuário poderá obter gratuidade em qualquer um dos postos de identificação desde que apresente o Boletim de Ocorrência Policial (BOP) de furto ou extravio, estabelecido através de Lei Estadual, neste caso exclusivamente para 2ª vias. O BOP não isenta a taxa para expedição de terceiras vias e demais.
Comentários