MOVIMENTO DE VEÍCULOS PARA MOSQUEIRO FOI CALMO
Nem a chuva tirou a disposição de quem escolheu Mosqueiro como destino para aproveitar o carnaval neste domingo (10). Quem se deslocou para a ilha nesta manhã, encontrou o trânsito tranquilo. A mesma tranquilidade foi observada nas praias. Até as mais procuradas, como Farol, Chapéu Virado e Murubira tinham lugar de sobra na areia.
Um cenário perfeito para quem viaja com crianças, como é o caso da funcionária pública Wanderléia Arraes, que estava com um grupo numeroso de pessoas, entre parentes e amigos, e com crianças de várias faixas etárias, aproveitando o clima de paz e sossego local. “O carnaval em Mosqueiro é bom porque é perto da cidade, o acesso à praia é bem fácil e, dependendo do lugar onde se está hospedado, dá para abrir mão do carro e vir andando para a praia”, afirmou.
FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO |
O tenente do Corpo de Bombeiros Leonardo Souza ressaltou que, mesmo com a tranquilidade nas praias, as pessoas devem permanecer em alerta, principalmente com as crianças. “A pouca circulação de pessoas na faixa de areia pode dar uma falsa sensação de que as crianças estão mais protegidas de afogamento, por exemplo, mas isso não é real. Os pais devem manter a atenção voltada para as crianças e não permitir que elas entrem na água sozinhas”, ponderou.
Mosqueiro recebeu reforço de 36 homens do Corpo de Bombeiros, que somados ao efetivo local se dividem nos três turnos de trabalho. Vários postos de guarda-vidas foram instalados em doze praias.
BARREIRA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL |
No local, são distribuídas pulseiras de identificação para crianças e é feito o atendimento de primeiros-socorros. A operação tem a logística de lanchas, jet-ski e uma ambulância da corporação.
Durante a noite os bombeiros fazem inspeção em lugares fechados e de grande concentração de pessoas, como casas de show e bares, para averiguar se os estabelecimentos estão dentro dos padrões de segurança determinados em lei.
A funcionária pública Wanderléia Arraes disse que percebeu a forte presença de agentes de segurança por toda a ilha e que isso transmite mais segurança aos visitantes.
“Tem policiamento desde a estrada até aqui à praia. E o mais importante é que os diversos órgãos se comunicam e se complementam. Nesse ponto o governo do Estado e a prefeitura estão de parabéns, porque conseguiram trabalhar em conjunto em benefício da população”, reiterou.
As ações de segurança integrada fazem parte da operação Carnaval na Paz 2013, que envolve todos os órgão do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e outras secretarias, como a de Saúde Pública (Sespa), Comunicação (Secom) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da articulação do Pro Paz. A operação tem ainda a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) e Guarda Municipal de Belém. Fonte: Agência Pará.
Comentários