POLÍCIA CIVIL PROMOVE PALESTRA SOBRE ESTATUTO DO TORCEDOR
O Estatuto de Proteção e Defesa do Torcedor será tema de uma palestra a ser realizada, na próxima sexta-feira, 15, no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém. O evento é uma promoção da Academia da Polícia Civil (Acadepol) que pretende reunir servidores da instituição policial para debater a aplicação da lei nos crimes cometidos durante eventos esportivos no Estado do Pará. Marcada para começar às 9 horas da manhã, a palestra está prevista para terminar ao meio-dia. Os promotores de Justiça Domingos Sávio Alves de Campos e Nilton Gurjão das Graças, do Ministério Público do Estado, serão os palestrantes convidados para orientar e prestar esclarecimento aos policiais civis na aplicação da lei 12.299, de 2010, mais conhecida como Estatuto do Torcedor.
Conforme a delegada Liane Martins, diretora da Acadepol, o objetivo do evento é informar aos policiais civis, principalmente, àqueles que trabalham em unidades policiais para onde convergem ocorrências policiais registradas em estádios de futebol. A iniciativa de realizar o evento atende a determinação do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, diante da necessidade de informar e tirar dúvidas dos policiais civis sobre a lei.
A medida foi adotada, principalmente, em função dos fatos ocorridos no jogo entre Remo e Paysandu, pelo campeonato paraense de futebol, no mês passado, quando ocorreram depredações de ônibus, houve confrontos entre torcedores rivais e até uma morte foi registrada em Ananindeua, na Grande Belém. "Após o jogo, houve reuniões entre as Polícias para tratar do assunto", explicou. Durante uma das reuniões, a Academia da Polícia Civil recebeu solicitação para promover uma palestra aos servidores da instituição policial. A delegada explica que os servidores interessados não precisam se inscrever previamente para participar do evento. "Basta comparecer no dia da palestra para participar", ressalta a diretora. A palestra tem a logomarca do Ministério da Justiça com o slogan "Torcida Legal: Medidas para segurança e conforto dos torcedores".
Comentários