BELÉM SEDIA 1º CURSO DE OPERAÇÕES FLUVIAIS DO NORTE
Um curso inédito na região Norte iniciou na manhã desta terça-feira, 12, na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará, em Belém. Trata-se do primeiro Curso de Operações Fluviais, que servirá como principal forma de combate aos narcotraficantes, contrabandistas e diversas modalidades criminosas, que se utilizam das vias fluviais para a prática de ilícitos.
Fazem parte do curso 35 homens, de diversos órgãos da segurança, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fuzileiros Navais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Municipal. “Um dos principais objetivos deste curso é promover a integração entre os órgãos do sistema de segurança”, afirmou o coronel Daniel Borges Mendes, Comandante Geral da Polícia Militar do Pará.
CURSO |
Ele ressaltou também que o Governo do Estado tem investido cada vez mais em todas as áreas de atuação da segurança, seja por mar, ar ou terra. Recentemente, foram entregues para a Polícia Militar 29 lanchas para o patrulhamento fluvial e cinco helicópteros. “O homem bem preparado com material disponível é capaz de superar as dificuldades naturais de sua região”, enfatizou.
O curso terá duração de 30 dias, com aulas teóricas de manhã e de tarde e operações durante a noite. As aulas serão ministradas por instrutores das áreas operacionais do Comando de Missões Especiais (CME).
GRUPAMENTO FLUVIAL |
Para fazer parte deste grupo, todos passaram por um processo seletivo bem rigoroso. “Temos uma imensa quantidade de rios no Pará e atualmente uma das nossas dificuldades tem sido o combate à pirataria. Com certeza, depois deste curso, os nossos homens estarão muito mais preparados para combater este tipo de crime”, afirmou o capitão Kleverton Firmino, comandante da Companhia Independente de Polícia Fluvial.
O diretor de Ensino da Polícia Militar do Pará, tenente coronel Heyder Calderano, enfatizou que dentre os objetivos do curso está o de desenvolver habilidades técnicas e táticas relevantes à atuação do agente de segurança pública no meio aquaviário e em áreas ribeirinhas, contribuindo para a defesa social destas comunidades.
A Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFLU) foi criada em caráter provisório em 29 de dezembro de 1999. Em virtude de uma reestruturação geral que ocorreu na corporação, passou a integrar definitivamente a estrutura organizacional da Polícia Militar em 27 de março de 2001, subordinando-se ao Comando de Missões Especiais (CME). Fonte: Agência Pará.
Comentários