BANDO ESPECIALIZADO EM ARROMBAR CAIXAS ELETRÔNICOS USAVA ÔNIBUS
O delegado Ivanildo Santos, diretor da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), informa que o bando especializado em arrombar caixas eletrônicos de bancos, preso nesta quarta-feira, 15, agiu da seguinte forma: primeiramente, parte dos assaltantes vai à farmácia, para verificar se há alguém no local. Eles arrombam o local para, de forma intencional, fazer disparar o alarme de segurança e, depois, afastam-se do local para ficar à distância aguardando a chegada de policiais ou do setor de segurança da farmácia. Após isso, os bandidos voltam ao estabelecimento e arrombam os caixas eletrônicos bancários.
Desta vez, os policiais civis da DRCO observavam a ação da quadrilha, que foi presa em flagrante.
PRESOS E APREENSÕES |
Dois integrantes do bando estavam dentro de um ônibus que seria para tentar dissimular o crime. “Eles acionariam o motor do veículo para abafar o barulho da broca da furadeira”, explica Ivanildo Santos. Durante a abordagem, as ferramentas foram encontradas dentro do ônibus. De acordo com o delegado André Costa, titular da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos (DRRB), integrante da DRCO, as investigações sobre a ação da quadrilha foram intensificadas depois de duas ocorrências recentes de arrombamento de caixas eletrônicos. Um deles ocorreu num caixa eletrônico do Banpará, situado na Companhia de Habitação do Pará (Cohab), em Belém, e o outro em um caixa do Banco do Brasil, na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua.
Conforme o delegado Ivanildo Santos, a quadrilha é responsável por esses arrombamentos. Um dos presos, Cláudio George, é ex-vigilante e conhece com profundidade os mecanismos de caixas eletrônicos. Já a furadeira industrial, do tipo “serra-copo”, foi comprada há três meses por meio de uma loja, que faz importação do produto. Segundo apurou o delegado, em 15 minutos, a furadeira consegue perfurar um caixa eletrônico. Não é a primeira vez que esse tipo de equipamento é apreendido em poder de arrombadores de caixas eletrônicos. No ano passado, houve uma apreensão dessa ferramenta. Os presos foram autuados por tentativa de furto e formação de quadrilha. Eles permanecerão presos à disposição da Justiça.
Comentários