MEDIAÇÃO DE CONFLITOS É TEMA DE CURSO PROMOVIDO PELA POLÍCIA CIVIL E UFPA
A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência (NUPREV), em parceria com a Universidade Federal do Pará, vai promover, nos próximos dias 5, 6 e 7, o curso denominado “Diálogo, Pessoa e Mediação de Conflitos: O Olhar do Serviço Social”. A programação, cujos públicos-alvo serão a equipe de assistentes sociais em atuação nas Delegacias e Seccionais de Polícia, e os policiais civis como um todo, acontecerá no auditório do bloco B, da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém. O evento contará com palestras ministradas pelas professoras doutoras da UFPA, Verônica Abreu e Vera Paracampo, que integram o curso de Serviço Social da instituição federal de ensino.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS |
A meta é introduzir filosofias para a não violência e contribuir para a prática preventiva dos assistentes sociais nas Seccionais, Delegacias e Divisões Especializadas da Polícia Civil. Segundo a coordenadora do NUPREV, assistente social Graciane Almeida, a proposta é oferecer um curso técnico sobre mediação de conflitos (técnica que visa a resolução de problemas (conflitos) entre pessoas), que, aliado a outros instrumentais técnico-operativos da área de Serviço Social, proporcionará uma formação importante para os assistentes sociais que atuam nas unidades policiais.
Ela explica que a Polícia Civil e a UFPA contam com uma parceria, por meio do Programa Defesa e Paz Social pelo qual alunos do curso de Serviço Social se inscrevem para estagiar nas Seccionais de Polícia e Delegacias, na Região Metropolitana de Belém. A abertura do evento será no próximo dia 5, às 10 horas da manhã. O curso acontecerá, nos três dias, de 9h da manhã às 18 horas.
O NUPREV é um núcleo formado pelos assistentes sociais do quadro da Polícia Civil que atuam nas Unidades de Polícia Civil Metropolitana e Superintendências Regionais. O Núcleo atua na formulação e implementação de projetos na área social que objetivem a melhoria da relação familiar e social. Também atua na promoção de ações que previnam fatores de risco e conflitos potenciais e concretos, visando a redução de condutas propulsoras de ações violentas e delituosas entre os usuários.
Comentários