POLÍCIA CIVIL AUTUA 33 POR PROMOÇÃO DE TUMULTO EM FRENTE À PREFEITURA DE BELÉM

Belém encerra a segunda manifestação popular, realizada desde as primeiras horas da tarde desta quinta-feira (20), pelos bairros do centro de Belém; mais precisamente, iniciada na Praça Santuário da Basílica de Nazaré, deslocando pela avenida Nazaré, no sentido da Avenida Presidente Vargas, depois pela Bulevar Castilhos França e, por fim, na Avenida Portugal até a Prefeitura de Belém. Cerca de 15 mil pessoas participaram do ato que teve como característica a natureza pacífica e ordeira com a integração de pessoas de várias idades e origens, que somente sofreu mudança quando, em frente à Prefeitura de Belém, aconteceram dois tumultos provocados e realizados por pessoas que destoaram completamente da imensa maioria da população que percorreu o longo trajeto em caminhada pacífica. 

MANIFESTAÇÃO EM FRENTE À PREFEITURA DE BELÉM
Identificados os que tentaram, primeiramente, agredir com pedras o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e depois invadir o prédio da Prefeitura, a Polícia Militar agiu com técnica e rigor necessários para deter as 33 pessoas que insistiram em agir com violência e, por isso, foram encaminhadas à Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), da Polícia Civil, para a devida autuação e os rigores da lei; ou seja, menos de um ponto percentual dos que caminharam em ordem. Todas vão responder por promover tumulto e conduta inconveniente, que gera um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Após o final dos depoimentos, as pessoas serão liberadas. 

O coronel PM Walci Queiroz, comandante geral em exercício da corporação, ao final do evento, em avaliação que comungou com a do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, destacou como positiva a atuação da Polícia Militar; por meios dos comandos da Capital (CPC), da região metropolitana (CPRM), de policiamento especializado (CPE) e de missões especiais (CME), além da companhia de comando e serviço do Comando Geral (CCS/QCG) e do alto comando da corporação, durante todo o evento e tornou público seu agradecimento a toda a tropa. 

Dioe libera manifestantes de três em três (Foto: )
PASSEATA
A PM, não medindo esforços mesmo ante todo o trabalho de organização, planejamento e execução, atuou dentro da legalidade, com o conhecimento e a técnica necessária, agindo dentro da lei, com disciplina e unidade e com a técnica e tática necessárias para garantir a segurança e manter a ordem, controlando a situação em todos os momentos e dando tranquilidade aos milhares de participantes do evento. 

Guarda Municipal ocupa a prefeitura após explosões de rojões (Foto: Ingrid Bico/G1)
MANIFESTANTES CHEGAM À PREFEITURA
Em igual louvor, o comandante em exercício destacou o apoio dos órgãos que integraram a força-tarefa, composta por policiais civis, bombeiros militares, agentes do Detran, da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) e Guarda Municipal de Belém, além das equipes do Centro Integrado de Operações e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, que foram de contribuição decisiva para o trabalho digno de reconhecimento e elogio, extensivo a toda a população belenense, que colaborou para uma tarde/noite de manifestação ordeira e que não foi maculada pela ação de pessoas que terão de responder à justiça pelos delitos praticados. A Polícia Militar registra, portanto, mais uma missão cumprida com compromisso, responsabilidade e competência, em integração com todos aqueles que trabalham pela paz. Polícia Militar do Pará, patrimônio do povo paraense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"