POLÍCIA CIVIL REGISTRA ATENDIMENTOS NA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PESSOA IDOSA

Mais de 50 carteiras de identidade emitidas, 46 atendimentos médicos (verificação de pressão arterial e da glicose) e 11 emissões de cartões do Sistema Único de Saúde. Esse foi o balanço de serviços gratuitos prestados aos idosos, nesta quarta-feira, 12, durante a programação da Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A ação, que é promovida pela Polícia Civil, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), acontece desde a última segunda-feira, no Shopping Center Pátio Belém. A atividade vai prosseguir até o próximo dia 15, quando se celebra no mundo todo o Dia de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. 

Atendimentos a idosos
ATENDIMENTOS
Ao longo do dia, das 10 horas da manhã, quando iniciam os trabalhos, até o final da tarde, centenas de pessoas, em maioria idosos, compareceram ao ponto de atendimento no segundo piso do centro de lojas. Além dos serviços médico e de emissão de documentos, os idosos puderam buscar orientações com a equipe de assistentes sociais da Polícia Civil, que prestou orientações sobre os direitos da pessoa idosa, encaminhamentos para a rede de serviços públicos, orientação sobre conflitos familiares, entre outros. Uma denúncia de abandono de idoso foi registrada no local e encaminhada para apuração pela Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID), unidade vinculada à DAV. 

Pela manhã, os exames de saúde, promovidos por servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Belém foram concorridos. Muita gente aproveitou para fazer os exames. Durante a tarde, as emissões gratuitas de carteiras de identidade para idosos atraíram a atenção de um grande público. Dely do Carmo Siqueira, de 88 anos, foi uma das pessoas que buscou a emissão de uma nova via da carteira de identidade. Ela conta que já precisava renovar a carteira, pois seu documento atual é muito antigo. “Aproveitei a oportunidade e já tirei minha nova carteira. Agora vou buscar a carteira de passe livre nos ônibus”, festeja. Ao final da tarde, a programação conta com apresentações de dança, teatro e coral, com o grupo de Terceira Idade do Palácio Bolonha. 

Dely Siqueira buscou nova carteira de identidade
DELY GANHOU NOVA CARTEIRA
À frente as delegadas Simone Edoron, titular da DAV, e Rosana Rojas, titular da DPID, a ação da Semana da Pessoa Idosa quer chamar a atenção da população para os casos de violência contra idosos. A Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, para realizar a ação, buscou parcerias junto ao Shopping Pátio Belém, por meio do projeto denominado "Ativa Idade", que realiza atividades lúdicas, educativas e esportivas com grupos de idosos. Outra parceria foi com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), por meio do projeto Vozes. 

Também são parceiros o Centro de Terceira Idade do Palácio Bolonha, e as Secretarias Municipal de Saúde (SESMA) e Estadual de Saúde Pública (SESPA), para oferecer serviços de saúde gratuitos para a população idosa. A programação, nesta terça-feira, 11, terá, pela manhã, exames de saúde. Pela tarde, a partir de 14 horas, haverá emissão de carteiras de identidade até as 19 horas. A expedição gratuita de carteiras de identidade exclusivamente para idosos, todos os dias da programação, no horário de 14 horas às 18 horas. Para tanto, os idosos deverão levar Certidão de Nascimento, ou de Casamento ou de Divórcio originais, duas fotos tamanho 3x4 recentes e iguais, e um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone) com endereço atualizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"