ABAETETUBA (PA): PRESO ACUSADO DE PRATICAR CRIME DA "SAIDINHA BANCÁRIA"

A Polícia Civil prendeu no município de Abaetetuba, nordeste paraense, o sargento reformado da Marinha, José Ricardo Moraes Falcão, acusado de praticar diversos assaltos com uso de arma de fogo, na modalidade de crime conhecida como "saidinha bancária", em que clientes de bancos são roubados após sair dos estabelecimentos com altos valores. Falcão foi preso, no final de semana, por policiais civis da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins e do Núcleo de Apoio à Investigação de Abaetetuba, coordenados pelos delegados Marco Antônio de Oliveira e Mac Dowell Fortes. As investigações apontam que, desde dezembro de 2012, o sargento vinha praticando roubos no município. 

Preso e motocicleta apreendida
PRESO E MOTOCICLETA APREENDIDA
Após seis meses de investigações, ele foi identificado e teve a prisão preventiva decretada pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Abaetetuba, Deomar Alexandre de Pinho Barroso. José Ricardo foi preso no momento em que saía da agência do Banco do Brasil. Ao ser interrogado, o acusado alegou aos policiais, na tentativa de não ser preso, que estava no local para sacar uma quantia em dinheiro para o tio, Venino Moraes. Este, por sua vez, desmentiu o sobrinho em depoimento, afirmando que, em momento algum, tratou do assunto com José Ricardo. 

Durante as investigações, os policiais civis tiveram acesso às imagens das câmeras de segurança dos bancos. Cinco vítimas ajudaram os policiais a reconhecer José Ricardo. Preso, ele permanece sob custódia da Marinha do Brasil. Junto com o acusado, foi apreendida a motocicleta de cor preta, placa OFM-1954, apontada pela maioria das vítimas como o veículo utilizado nos roubos. A motocicleta foi enviada para perícia que constatou o uso de cola para encobrir as letras e números da placa durante os assaltos. 

José Ricardo Falcão já possui um histórico de crimes e é condenado pelo crime de furto de veículo automotor. Atualmente, ele responde por outros crimes, como o de porte ilegal de arma de fogo. O preso responde a processo criminal também no Estado do Piauí, onde é processado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Na ocasião, ele foi preso em flagrante com diversas armas de fogo uso restrito. 

No Piauí, ressaltou o delegado Mac Dowell Fortes, o preso foi identificado como o autor de um plano para matar um delegado da Polícia Civil daquele Estado responsável pelas investigações que culminaram na prisão do acusado. "Com a prisão de Ricardo, esperamos que as saidinhas bancárias tenham uma baixa no município e em toda a região. O trabalho investigativo não para aqui, uma vez que ainda iremos identificar toda a quadrilha para prendê-la", ressaltou o delegados Marco Antônio de Oliveira. O trabalho investigativo segue as diretrizes do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, para intensificação da repressão ao crime no interior do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"