POLÍCIA CIVIL INICIA QUINTA TURMA DE IDENTIFICADORES CIVIS E CRIMINAIS

A Polícia Civil deu início, nesta segunda-feira, 8, à quinta turma do ano do Curso de Capacitação de Identificadores Civis e Criminais composta de servidores públicos. A aula inicial, realizada no auditório B da Delegacia-Geral, contou com as presenças da delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, e do diretor de identificação, Ricardo Paula, que deram as boas vindas aos alunos. O curso se estenderá até o próximo dia 19, com previsão de formar cerca de 30 identificadores. Desta vez, além de servidores públicos de Prefeituras Municipais conveniadas com a Polícia Civil, para prestar o serviço de confecção da carteira de identidade no interior do Pará, o curso terá a presença de integrantes da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), da Polícia Civil. 

 Polícia Civil inicia 5ª turma do Curso de Capacitação de Identificadores
ABERTURA DE CURSO
O titular da Arin, Luiz Monteiro Júnior, que também vai fazer o curso, explica que o objetivo da presença dos servidores da Assessoria no curso, é reforçar os mutirões da Polícia Civil para expedição de documentos de identidade na capital e interior. “Quanto mais pessoas capacitadas para o trabalho de emissão de carteiras de identidade, melhor para a comunidade”, ressalta. Na abertura do quinta turma do curso, a delegada-geral adjunta falou da responsabilidade que os servidores públicos terão como identificadores em relação ao serviço a ser prestado à comunidade. “Vocês serão nossos braços, extensão da Polícia Civil. Peço que todos tenham atenção com o trabalho, pois irão lidar com dados sigilosos”, ressaltou. 

Conforme Ricardo Paula, todos os participantes do curso terão um documento de identificação para participar das aulas nas dependências da Delegacia-Geral, durante duas semanas. Desde o início do ano, a Polícia Civil do Pará já capacitou 98 servidores públicos para atuarem como identificadores civis e criminais. Ao passar pelo Curso, os servidores municipais são treinados e capacitados para exercer a atividade de identificador responsável em fazer a coleta de dados pessoais e recolher impressões digitais dos cidadãos que solicitarem a carteira de identidade, em Postos de Identificação e sedes de Prefeituras Municipais conveniadas com a Polícia Civil. Os identificadores também são responsáveis em fazer a prestação de informações criminais às Delegacias da Polícia Civil nos municípios. 

O curso é coordenado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). Os identificadores receberão, ao final do curso, certificados de conclusão. Durante o período, os servidores públicos contarão com aulas sobre emissão de carteiras de identidades, por meio das disciplinas: identificação civil, qualidade no atendimento público, necropapiloscopia (coleta de impressão digital de mortos), identificação criminal e redação técnica. Os alunos passarão por estágio supervisionado. As aulas serão ministradas pelos instrutores da Academia da Polícia Civil: Kleiton Cabral, Wallice Sedovim e Magdala Souza, e papiloscopistas da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” da Polícia Civil: Samuel Pinho, Luiz Cláudio Freitas e Fernando Machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"