POLÍCIA CIVIL CONCLUI TURMA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO DE IDENTIFICADORES
A Polícia Civil concluiu, nesta sexta-feira, 19, a quinta turma do Curso de Capacitação de Identificadores Civis e Criminais em 2013. Foram formados 27 servidores públicos da capital e interior do Estado, que trabalham em Prefeituras Municipais conveniadas com a Polícia Civil, para prestar à população o serviço de confecção da carteira de identidade no interior do Pará, e integrantes da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), da Polícia Civil. Desde o início do ano, a Polícia Civil do Pará já capacitou 125 servidores públicos para atuarem como identificadores no Pará. A entrega dos certificados de conclusão do curso aconteceu no auditório B, da Delegacia-Geral, sob presidência do delegado-geral, Rilmar Firmino. Estiveram presentes a delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira; a diretora da Academia da Polícia Civil, delegada Liane Martins; o diretor de Identificação, papiloscopista Ricardo Paula; o diretor de Polícia do Interior, Sílvio Maués, e a diretora de Recursos Humanos, Leomar Maués.
FORMADOS NO CURSO |
Todos os servidores estão capacitados a exercer a atividade de identificador, em que atenderão ao público nos Postos de Identificação e Prefeituras no interior, para coleta dos dados pessoais e impressões digitais dos cidadãos para emissão da carteira de identidade. O treinamento durou duas semanas. Segundo Ricardo Paula, todos os servidores municipais já retornarão aos seus municípios com material de confecção de carteiras de identidade, como prontuários de identificação civil. Além de prestar o serviço de emissão de carteiras de identidade, os identificadores já estão habilitados a fazer a prestação de informações criminais nos municípios.
DELEGADO RILMAR FIRMINO ENTREGA CERTIFICADO |
O curso foi coordenado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol).
Durante o período, os servidores públicos municipais tiveram aulas sobre emissão de carteiras de identidades, por meio das disciplinas: identificação civil, qualidade no atendimento público, necropapiloscopia (coleta de impressão digital de mortos), identificação criminal e redação técnica. Todos passaram por estágio supervisionado no prédio da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), em Belém. Os servidores públicos que atuam na Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), da Polícia Civil, também participaram do curso. Segundo explica a socióloga Luciara Moraes, da Arin, que esteve no curso, os servidores da Assessoria poderão reforçar os mutirões da Polícia Civil para expedição de documentos de identidade na capital e interior, e ainda atuar em ações sociais para emissão do documento, como atendimentos domiciliares a idosos e a pacientes em hospitais.
RICARDO PAULA ENTREGA CERTIFICADO A CÍCERA RODRIGUES |
No próximo semestre, explica o delegado-geral, a previsão é de serem formadas mais duas turmas do curso. A meta é que todas as futuras Delegacias, chamadas de Unidades Integradas Pro Paz (UIPP), a serem inauguradas no Pará, tenham a presença do identificador, no prédio, para prestar o serviço de emissão de documentos de identidade e de identificação criminal. Cícera Rodrigues, 25 anos, servidora há sete anos da Prefeitura de Curuá, oeste do Pará, e atuação há seis como identificadora no município, adorou o curso. “Consegui esclarecer dúvidas e me requalificar para prestar o serviço. Agora, posso dizer que estou mais bem preparada para esse trabalho”, comemorou. Cleumar Aleixo de Souza, 34, que atua há 14 anos, em Eldorado dos Carajás, sudeste paraense, disse que já havia trabalho antes, como identificador, no serviço militar. Agora, vai atuar pela primeira vez na identificação civil e criminal. “Sinto-me mais preparado, com mais conhecimentos e mais compromisso com o serviço”, ressalta.
Comentários