POLÍCIA CIVIL ESCLARECE SOBRE DETENÇÕES DURANTE JOGO PELA COPA DO BRASIL
A Polícia Civil do Pará presta esclarecimentos a respeito das providências tomadas quanto às pessoas detidas, no entorno do Estádio Mangueirão, na última quarta-feira, por conta da partida entre Paysandu e Atlético (PR), pela Copa do Brasil. Ao todo, 50 torcedores – 35 adultos e 15 adolescentes – foram detidos pela PM, por conta de provocações verbais, no momento da entrada no estádio. Eles foram detidos preventivamente pela PM e não chegaram a entrar no estádio.
Após triagem feita pela Polícia Civil, com acompanhamento da Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Poder Judiciário, não foi constatada qualquer irregularidade quanto aos adultos, como pendências judicias. Além disso, não havia previsão legal de aplicar o Estatuto do Torcedor, pois a lei não prevê penalidade para provocação verbal.
Os 35 adultos foram liberados. Já os adolescentes foram encaminhados ao Conselho Tutelar, com acompanhamento de todos os órgãos presentes, para a devolução aos pais ou responsáveis, por meio de termo de compromisso.
Os adolescentes foram conduzidos ao Conselho Tutelar por uma equipe da Companhia Independente Especializada em Polícia Assistencial (Ciepas) da Polícia Militar. Todos os procedimentos foram acompanhados por todos os órgãos envolvidos na força-tarefa. Na ocasião, foi instalada uma força-tarefa formada pelas Polícias Civil e Militar, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, entre outros órgãos, para garantir a segurança e o cumprimento do Estatuto do Torcedor.
Comentários