AÇÃO INTEGRADA GARANTE SEGURANÇA DURANTE JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE EM BELÉM
Belém será a sede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude, entre os dias 7 e 16 de novembro. Quase quatro mil jovens atletas, com idade entre 15 a 17 anos, de todas as regiões do país, vão competir em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), um recorde na história da competição, que, desde 2005, é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O evento vai reunir representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação de Belém. Ao todo, quase seis mil pessoas participarão da maior competição esportiva escolar do país. A fim de garantir a segurança dos diversos eventos que acontecerão durante os Jogos Escolares da Juventude, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) elaborou um planejamento especial com o detalhamento de todas as ações operacionais, ostensivas, de prevenção e salvamento de acidentes aquático, atendimento de socorro de urgência e emergência, ações de monitoramento com câmeras em vias públicas, patrulhamento aéreo e fluvial.
O objetivo maior é garantir a segurança durante a programação, por meio de ações de policiamento nos locais onde haverá competições e nas áreas que sofram efeitos diretos dos Jogos Escolares da Juventude, além de prover a segurança de atletas, treinadores, árbitros, observadores internacionais, voluntários, embaixadores, comitê organizador, comitê local e do público que estará presente. As ações integradas vão contar com a participação dos órgãos que fazem parte do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do Pará), em conjunto com o Centro Integrado de Operações (Ciop), os grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública (GRAESP e GFLU) e diversos parceiros (Secretaria de Estado de Saúde Pública, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Guarda Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Economia, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Infraero, entre outros).
A mobilização das forças de segurança terá início neste sábado, dia 2.
“O objetivo maior da área de Segurança é garantir a realização pacífica do evento e promover a preservação da ordem pública durante os Jogos Escolares da Juventude, por meio da atuação integrada e articulada dos órgãos que compõem o Sistema, sob supervisão técnica e operacional da Segup", disse o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Mário Solano. “A Segup vai supervisionar, monitorar e avaliar as ações e operações integradas de segurança, otimizar o emprego dos meios aéreos, fluviais e terrestres disponíveis”, além de articular com os entes federados as ações necessárias à promoção da segurança pública”, acrescentou o secretário adjunto.
Durante os Jogos Escolares, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) vai garantir, em condições de pronta-resposta e quando necessário, a utilização de aeronaves e tripulação treinada para atuar em operações aéreas policiais ou aero médicas.
![]() |
CORONEL MÁRIO SOLANO |
O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU) vai dar apoio às competições com embarcações e tripulação qualificada para atuar em operações de patrulhamento fluvial, de prevenção e salvamento aquático. As equipes do GFLU vão trabalhar, especificamente, no Portal da Amazônia, nos dias das competições de ciclismo e vôlei de praia e, ainda, no acompanhamento dos passeios turísticos fluviais, no dia 11 de novembro.
Ao longo das competições esportivas, a Segup vai instalar o Gabinete Integrado de Gestão Operacional, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, que contará com a presença permanente de representantes dos diversos órgãos, além das demais instituições que atuarão no evento e do comitê organizador, sob a coordenação geral da Segup. “O Gabinete Integrado terá o objetivo de oferecer aos representantes das instituições condições de monitoramento e acompanhamento das ações de segurança pública, além de facilitar a tomada de decisão nas demandas que possam ocorrer durante os jogos”, informou Mário Solano.
As forças de segurança pública vão trabalhar, de forma integrada, desde a fase denominada Pré Jogos (5 a 7 de novembro), nos pontos turísticos da capital, no Hangar, no Campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Portal da Amazônia, Aeroporto Internacional de Belém e hotéis onde estarão hospedadas as delegações esportivas e a coordenação dos jogos; na abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude, no ginásio da Escola de Educação Física, da Uepa, no dia 7 de novembro; durante o jantar com o governador Simão Jatene, que vai ocorrer no Espaço São José Liberto, no dia 7; nas competições individuais de ciclismo, de vôlei de praia, de natação, de judô, de xadrez, de luta olímpica, de tênis de mesa, de ginástica rítmica e de atletismo, que vão ocorrer entre os dias 8 e 10 de novembro; e nas competições coletivas de basquetebol, voleibol, futebol de salão, handebol, no período de 12 a 16 de novembro.
Comentários