POLÍCIA CIVIL APREENDE ARMAS E MUNIÇÕES DURANTE OPERAÇÃO EM BELTERRA, OESTE DO PARÁ
A Polícia Civil realizou operação policial, em Belterra, oeste paraense, para enfrentamento ao tráfico de drogas e o combate às armas ilegais na região. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos endereços da sede do município, onde denúncias apontavam para uma rede de tráfico de drogas que funcionava em regiões afastadas do centro da cidade. Duas pessoas foram presas em flagrante com armas de fogo e munições. A operação foi coordenada pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas e teve no comando o delegado Nelson Nascimento, titular da 16ª Seccional Urbana de Santarém.
PRESOS E OPERAÇÃO |
Estiveram em atuação policiais civis das cidades de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, e das UIPPs (Unidades Integradas Pro Paz), do distrito de Alter-do-Chão e bairro Nova República, em Santarém, e ainda da Superintendência. Foram presos Lucinaldo Soares dos Anjos, 22 anos, e Heber Castro Araújo, 29 anos.
Conforme o delegado, a operação teve caráter repressivo e preventivo no combate a diversas modalidades de crimes que tentam se proliferar na região. Segundo o policial civil, um grupo de pessoas tentou se instalar para praticar crimes voltados ao tráfico de drogas e para utilizar o local como ponto de processamento de drogas.
Ainda, conforme o delegado, as investigações constataram a existência do gerenciamento de uma rede de transação de objetos roubados e furtados, onde os bandidos se aproveitam da infraestrutura urbana da cidade, que possui logradouros em áreas dispersas e longe das vias principais de acesso ao município.
Nelson Nascimento ressalta que as investigações policiais foram acompanhados tanto pelas equipes de Inteligência da Polícia Civil, como pelo Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca de Santarém, com ações integradas de enfrentamento ao tráfico de drogas que é responsável em fomentar outras modalidades de crimes e trazer efeito danoso à segurança pública.
As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz de Direito, titular da 10ª Vara Penal, Gerson Marra Gomes. A abordagem foi realizada na rua 08, entre Estrada 01 e Piacá, bairro Jurubeba, em Belterra. Durante a revista dentro da casa, onde estavam Lucinaldo, a esposa dele e dois filhos pequenos. Ali, os policiais perceberam o momento em que Lucinaldo pegou um objeto, no interior do guarda-roupas no quarto e o jogou pela janela.
Na busca ao objeto, os policiais encontraram duas munições intactas, uma delas já deflagrada, o que já caracterizava o crime de posse ilegal de munição.
Na revista, os policiais encontraram uma espingarda escondida atrás do guarda-roupa. Em outra casa, rua 04 de maio, bairro Centro, os policiais civis deram cumprimento a outro mandado de busca e apreensão domiciliar na casa de Heber Araújo, com quem foi encontrada escopeta calibre 36, com coronha e guarda-mão em madeira, com seis cartuchos de calibre 36, cinco deles já deflagrados. O material apreendido foi levado para Santarém para a lavratura do flagrante. Os presos permanecem recolhidos à disposição da Justiça.
Comentários