POLÍCIA CIVIL E MILITAR DESMONTAM ESQUEMA CRIMINOSO EM SANTA MARIA DAS BARREIRAS
As Polícias Civil e Militar deslancharam, na madrugada desta sexta-feira, 4, a operação “Baldrame”, para desarticular um esquema realizado por uma organização criminosa que envolvia a venda de munições e o fornecimento de armas para práticas criminosas, como o tráfico de drogas, assaltos e uso de armas de fogo ilegais no distrito de Casa de Tábua, zona rural de Santa Maria das Barreiras, sul do Pará. Três pessoas foram presas em flagrante com três armas de fogo; mais de 250 munições de calibres diversos; duas centrais de rádio amador para comunicação; um capuz, tipo touca ninja, usado em assaltos, e porções de maconha.
APREENSÕES E PRESOS |
A operação teve comando dos delegados Antônio Gomes Miranda Neto, titular da Superintendência Regional do Araguaia Paraense; Marcelo Delgado, titular da Delegacia de Conflitos Agrários (DECA); Gabriel Costa, da Delegacia de Conceição do Araguaia; Viviane Flores, da Delegacia da Mulher de Redenção, e Gláucia Cristo, da Delegacia de Redenção, e contou com a parceria de policiais militares, totalizando 30 policiais distribuídos em sete viaturas.
As investigações iniciaram em julho deste ano, sob coordenação da Superintendência Regional do Araguaia Paraense e da Delegacia de Conflitos Agrários, visando desmontar a ação de traficantes de drogas e de assaltantes envolvidos com comerciantes de munições que agiam na localidade. Segundo o delegado Antônio Miranda, o esquema criminoso era responsável em contribuir para o crescimento da violência no município, em especial, na região da fazenda Cristalino, área de latifúndio que se encontra em litígio por conta da ocupação por trabalhadores rurais.
Durante as investigações, explica o delegado, foi feita a representação junto à Justiça de Santa Maria das Barreiras pelas prisões temporárias de três suspeitos de envolvimento nos crimes. "As ordens judiciais foram decretadas ordens judiciais de busca e apreensão em oito imóveis situados na localidade, onde eram guardados armamentos e munições usados nos crimes", detalha.
A equipe policial partiu de Redenção, durante a madrugada, e deu início ao cumprimento das ordens judiciais em Casa de Tábua. Um dos imóveis, destaca o delegado, fica na zona rural distante 47 quilômetros da sede do distrito.
Durante a operação, foram presas três pessoas. Uma delas é Maristela da Silva Costa, 35 anos, que era responsável em guardar em casa, para entregar a consumo, drogas. No local, foram apreendidos 350 gramas de maconha. Após o flagrante, ela foi presa e autuada pela prática de crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33, da Lei 11.343/2006. Ainda, em Casa de Tábua, durante o cumprimento das ordens judicias, foi preso em flagrante o comerciante Adautinho Carvalho Medrado, proprietário do supermercado Riozinho, localizado no centro do distrito.
Durante as buscas na casa do acusado, os policiais apreenderam um verdadeiro arsenal.
Foram apreendidas mais de 250 munições intactas de calibres diversos, como 12, 32, 24, 22, 38 e 32, e em torno de 280 cartuchos metálicos vazios, chamados de cascas, de calibres variados. Havia ainda, no local, três caixas fechadas com cerca de 150 munições de calibre 22 e outras três caixas com cerca de 750 chumbinhos de calibre 4.5mm. Ainda, durante as buscas na casa, os policiais apreenderam três armas de fogo: dois revólveres de calibres 22 e 38, e uma espingarda de calibre 28 de fabricação caseira. Os policiais também apreenderam no local o capuz, tipo touca ninja, usado em assaltos e duas centrais de rádio amador.
No decorrer da ação policial, foi preso, na zona rural, Marcos Roberto Alves Barbosa, 35 anos, foragido da cidade de Vila Rica, em Mato Grosso, onde responde a processo criminal por prática de crime de tráfico de drogas.
Ao ser preso, ele apresentou aos policiais documentação falsa, em que foi constatado que o preso possui dois documentos de identidade, ambos adquiridos ilegalmente na cidade de Vila Rica. Foi apreendido, com ele, um revólver calibre 38, e uma espingarda calibre 20.
Os presos, as armas e munições, entre outros objetos apreendidos, foram levados para a sede da Polícia Civil em Redenção, onde foram feitos os procedimentos policiais de prisão em flagrante e auto de apreensão dos objetos. Os presos estão recolhidos à disposição da Justiça. Para o delegado Antônio Miranda, as apreensões representaram um baque profundo nas ações criminosas na região de Casa de Tábua. Ainda, conforme o policial civil, mais duas pessoas serão indiciadas em inquérito policial por envolvimento nos crimes e terão suas prisões solicitadas à Justiça.
Comentários