DELEGACIA DE ICOARACI SERÁ ENTREGUE TOTALMENTE REVITALIZADA NO FIM DO ANO

O distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém, vai ganhar no final deste mês, uma delegacia inteiramente revitalizada. Trata-se da nova Delegacia de Homicídios, localizada no bairro da Ponta Grossa, onde funcionou, anteriormente, a antiga Delegacia de Icoaraci e, mais recentemente, a Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (DCCP). Desde novembro, o prédio, considerado uma referência histórica no distrito, recebe obras de reforma e adaptação, que devem ser entregues no próximo dia 27. Mais de R$ 220 mil, oriundos do tesouro do Estado, estão sendo aplicados na obra física e reequipação do espaço. 

Delegacia de Icoaraci será entregue totalmente revitalizada no fim deste mês
PRÉDIO EM REFORMA
Após a reforma, o prédio permanecerá funcionando como um apêndice da Divisão de Homicídios de Belém (DH). Segundo o delegado responsável pela Diretoria de Polícia Especializada da Polícia Civil do Estado, João Bosco Rodrigues, há cerca de seis meses a delegacia tem esta operacionalidade. Lá, naquela ocasião, os registros contra do patrimônio passaram a ser feitos na Seccional de Icoaraci, localizada no bairro da Agulha, onde continuarão sendo feitos, bem como os demais tipos de ocorrências. 

Durante as obras na outra Delegacia de Homicídios, as ocorrências deste tipo de crime também estão sendo feitas na Seccional do distrito. “Além de dar mais agilidade no atendimento, vamos, sobretudo, dar andamento nas investigações de homicídios, não só no distrito de Icoaraci, mas também nas áreas adjacentes, como é o caso da ilha de Outeiro. Como esta é uma parte da cidade bastante populosa, os índices de violência são consideráveis, daí a necessidade de intensificarmos o trabalho e garantirmos a elucidação desse tipo de caso. Isto reduz a sensação de impunidade e traz um pouco mais de tranquilidade para a população. Para se ter uma ideia, atualmente, quase 80% dos homicídios investigados pela DH são desvendados, e é essa expertise que vamos levar para Icoaraci”, destacou João Bosco Rodrigues. 

Fábio Amorim fala sobre a obra
ENGENHEIRO RESPONSÁVEL
Israeli e João Marques Israeli e João Marques Para a farmacêutica Israeli Santos, de 33 anos, que teve a oportunidade de ver a obra de perto nesta terça-feira, 17, ao procurar o posto de identificação anexo ao prédio da delegacia, a reforma vai ofertar mais conforto para população. “Uma reforma desse tipo, com certeza, influencia positivamente, tanto no trabalho dos policiais, que terão um estímulo para trabalhar melhor, pois terão um ambiente de trabalho mais adequado, quanto para os usuários. Uma estrutura mais confortável sempre é de grande valia, ainda mais por se tratar de um prédio como esse, com um significado na história do distrito”, opinou. 

Para o balconista Waldecir Ferreira, 33, a reinauguração da delegacia trará mais segurança. “O funcionamento dela é muito importante porque a gente se sente mais tranquilo e seguro em saber que tudo foi feito de forma rápida”, afirmou. A tranquilidade também foi citada pelo auxiliar de serviços gerais João Marques da Silva, que trabalha em uma empresa de energia localizada próxima a delegacia. “Saber que, de alguma forma, essa reforma vai representar um reforço no combate à criminalidade nos tranquiliza”, afirmou. 

Israeli e João Marques
ISRAELI E JOÃO MARQUES
A obra, que já está na reta final, conta com adequação do espaço interno para garantir a melhor operacionalização dos serviços da delegacia, pintura completa das áreas interna e externa e novas instalações hidrossanitária e elétrica, além da reforma do telhado, que era considerado um dos pontos críticos do prédio. “Existia uma calha na cobertura que não estava funcionando, o que acarretava diversas infiltrações na parede, além de goteiras. Esse era um dos problemas mais visíveis, que e que agora já está sanado. Ao todo, cerca de 80% dos trabalhos de revitalização já foram concluídos”, assegura o engenheiro responsável pela obra, Fábio Amorim. O prédio, localizado em frente à Praça Moura Carvalho, é tido como um dos símbolos históricos de Icoaraci, sendo, inclusive, tombado pelo Patrimônio Histórico. 

Em virtude disto, segundo Fábio Amorim, a obra recebeu um acompanhamento específico por parte dos arquitetos e engenheiros da obra. “Foi feito todo um tratamento, com o objetivo de preservar o que já existia, principalmente com relação à fachada, que demandou um trabalho de restauração de algumas características que haviam sido perdidas ao longo do tempo”, ressaltou. 

Dados complementares: 

Início da obra: novembro de 2013 

Previsão de conclusão: dezembro de 2013 

Valor global: R$ 226 mil 

Andamento: 80% 

Empresa responsável: Face Engenharia Ltda 

Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) 

Órgão beneficiado: Polícia Civil do Estado do Pará Endereço: Rua Padre Júlio Maria, nº 421, esquina da Travessa Souza Franco. Bairro Ponta Grossa, Icoaraci. Em frente à Praça Moura Carvalho 

TEXTO: AMANDA ENGELKE (AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS/ GOVERNO DO ESTADO).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"