POLÍCIA CIVIL PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL

A Polícia Civil, por intermédio do projeto Sala Verde “Ambiente Seguro” e Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), promoveu uma manhã diferente, nesta sexta-feira, 13, para cerca de 60 estudantes da escola municipal Theodor Badotti, localizada no bairro do Tenoné, distrito de Icoaraci, em Belém. Os alunos, de faixa etária de 5 a 9 anos, foram até a sede da DEMA, para participar da programação denominada de “Natal Sustentável”, em que assistiram a teatro com bonecos e show musical, e tiveram acesso a livros educativos sobre temas diversos relacionados à preservação ambiental e posse responsável de animais domésticos. A atividade contou com as parcerias do Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Belém, e da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o Centur, que levou o ônibus-biblioteca, até a unidade da Polícia Civil. 

Crianças em atividade. Ao lado Papai Noel. Abaixo, delegada Teresa Macedo e crianças em leitura
PROGRAMAÇÃO PARA ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL. ABAIXO, DELEGADA TERESA MACEDO
A programação contou ainda com distribuição de lanches e a presença do Papai Noel para animar a criançada. Conforme a delegada Teresa Macedo, coordenadora da Sala Verde, a ideia do evento foi juntar as atividades de educação ambiental já realizadas pelo projeto à festa de Natal para as crianças. “Assim, foi feito contato com a escola para aproveitar o período próximo ao recesso escolar para levar os estudantes até a DEMA para participar das atividades educativas”, explica a delegada. Segundo a administradora da escola, Vanderli Maia, atualmente, estudam na unidade escolar 415 alunos, do alfa ao quinto ano, nos três turnos (manhã, tarde e noite). 

Para ela, programações voltadas à educação ambiental são fundamentais para formar a consciência das crianças sobre os cuidados com a natureza. “É sempre importante repassar a questão ambiental às pessoas desde pequenas, para conscientizá-la do quanto é vital a participação no debate e envolvimento delas em prol da natureza. Acredito que, a partir desse evento, os alunos passarão a ter atitudes diferentes quanto ao meio-ambiente”, celebra, ao ressaltar que é a primeira vez que os alunos da escola participam de uma ação do tipo. No ônibus-biblioteca, do Projeto Caravana da Leitura, as crianças puderam manter contato com diversos tipos de leituras educativas. O projeto integra o programa Grão Pará Ler do Plano de Governo Estadual com o objetivo de reduzir o déficit de leitura no Estado do Pará. 

Chegada do Papai Noel e atividades educativas na DEMA

Segundo a veterinária Mara Carreira, do Centro de Controle de Zoonoses de Belém, as crianças receberam cartilhas com histórias em quadrinhos sobre o tema posse responsável de animais domésticos, e assistiram a palestras e vídeos sobre o assunto, visando orientá-las sobre os cuidados básicos com os animais de estimação (cães e gatos), bem como, para manter a limpeza e higiene do ambiente doméstico. Ao final do evento, para a surpresa das crianças, o Papai Noel, interpretado pelo investigador Luiz Monteiro Junior, apareceu na DEMA, para distribuir brinquedos. As crianças ficaram entusiasmadas com a programação, que se estendeu durante toda manhã. Foi o caso do estudante Ronaldo Maciel de Oliveira, 11 anos, do 3º ano. “Gostei de tudo. Li livros, conheci várias pessoas e brinquei muito”, festejou o menino ao lado dos colegas de escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"