POLÍCIA CIVIL FLAGRA INDÍGENA COM ARMA DE FOGO ILEGAL EM JACAREACANGA NO OESTE DO PARÁ
A Polícia Civil prendeu em flagrante, em Jacareacanga, oeste paraense, Esomilton Saw Munduruku, indígena da etnia Munduruku e morador da Aldeia de Karapanatuba, zona rural do município. A prisão dele foi realizada após denúncia anônima de que o indígena estava embriagado e que portava uma arma de fogo.
Com a informação, o delegado Lucivelton Ferreira dos Santos e o investigador Hércules dos Santos Araujo foram até a região e localizaram o acusado, que, após revista pessoal, foi flagrado com um revólver calibre 38, da marca Taurus.
INDÍGENA PRESO E ARMA APREENDIDA |
Os policiais civis apuraram que a arma de fogo foi comprada pelo indígena de um garimpeiro, na região da Aldeia de Karapanatuba, em troca de oito gramas de ouro, o equivalente a R$ 500.
Diante da situação, o acusado acabou preso e conduzido para a Delegacia, para ser autuado no artigo 14, da Lei 10.826/03, pelo crime de porte de arma de fogo.
Conforme os policiais, Esomilton está envolvido na tentativa de homicídio de outro indígena. A vítima, Agnaldo Karo Munduruku, foi atacado, em novembro de 2013, na Aldeia de Karapanatuba. Segundo a cultura indígena, Agnaldo Karo Munduruku seria um “Pajé Brabo”, espécie de feiticeiro da aldeia. O motivo do crime é que os demais membros da aldeia o acusavam de ser o responsável por mortes e doenças que recaíram, nos últimos meses, dentro da comunidade.
Comentários