REUNIÃO EM SANTARÉM DEFINE AÇÕES DE COMBATE À CRIMINALIDADE NO BAIXO-AMAZONAS
A Polícia Civil reuniu, nesta quinta (30), na sede da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, em Santarém, oeste paraense, todos os delegados que atuam na área de abrangência da 12ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública). No encontro, foi feita uma avaliação das atividades da Polícia Civil na região, no ano de 2013, através de um relatório de gestão.
Também foram definidas as ações da Polícia Civil dentro da política da ENAFRON (Estratégia Nacional de Fronteiras), programa do Governo Federal em parceria com os Estados que possuem municípios em áreas de fronteira ou na faixa de fronteiras, com outros Estados e países.
Outro ponto importante da reunião foi a estruturação da Superintendência dentro da nova estrutura de segurança pública, formada pelas RISPs.
REUNIÃO |
O delegado Gilberto Aguiar, titular da Superintendência, explica que na região oeste do Pará, a 12ª RISP agrega a Polícia Civil, a Polícia Militar e demais órgãos de Segurança Pública que atuam com as mesmas metas de trabalho.
Foi abordado o planejamento da Polícia Civil para a integração ao novo modelo de gestão da segurança pública. "Definimos na reunião a atuação da Superintendência Regional no PREC, Programa de Redução da Criminalidade, implantado pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, com definição da metodologia a ser aplicada neste plano piloto, para o interior do Estado", detalha.
Conforme o delegado, o plano piloto já está em curso na capital.
Foram abordadas ainda as definições e particularidades que deverão ser adotadas para cada região, com foco inicial nos crimes violentos contra a vida, roubo e o tráfico de drogas. O evento teve a participação de representantes dos 13 municípios que integram a 12ª RISP: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.
Comentários