POLÍCIA CIVIL DE CASTANHAL PRENDE 27 CRIMINOSOS EM 20 DIAS NA REGIÃO
A Polícia Civil, por meio da Superintendência Regional do Salgado, divulgou, nesta terça-feira, 25, um balanço de prisões de criminosos realizadas nos últimos 20 dias, em Castanhal, nordeste do Pará. Ao todo, foram 27 presos, uma média de quase duas prisões por dia. As prisões são resultado do trabalho integrado de policiais civis da Superintendência, do Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal e da Delegacia de Homicídios. Ainda, nos últimos 20 dias, foram apreendidas seis armas de fogo, além de entorpecentes, como pasta de cocaína, haxixe e maconha. As prisões iniciaram no dia 3, quando foi deflagrada a operação “Município Verde”, em Castanhal.
Na ocasião, foram presos, por tráfico de drogas, Railson de Aviz Silva; Fábio Júnior Figueiredo; Manoel Messias da Silva; Maria da Conceição Pinto e Eduardo Rolim Mendes, de apelido "Tubinho", foragido do Sistema Penitenciário de Paragominas.
![]() |
QUATRO DOS 27 PRESOS: ALAN, CARMEM, DHEYMISON E CARLOS |
Eles foram flagrados enquanto comercializavam as drogas no bairro da Jaderlândia, em Castanhal. "Eles comandariam a morte de usuários que não pagam a droga adquirida", explica o delegado Luís Xavier. Em poder dos criminosos, foram apreendidos sete quilos de maconha prensada pronta para o consumo, 13 porções de maconha do tipo limãozinho e seis petecas de pasta base de cocaína, além de munição e materiais usados para preparar e distribuir os entorpecentes, como baldes, barrilha, tesoura, sacos plásticos e linha. No mesmo dia, foi preso, na cidade de Santa Maria do Pará, Paulo Barros de Lima, de apelido “Boi da Cara Preta”, acusado de homicídio na cidade.
Uma arma de fogo usada no crime - um revólver calibre 38 com cinco munições deflagradas - foi apreendida.
Outro preso por homicídio foi Carlos Alexandre Furtado de Araújo, de apelido "Ratinho". Também, em função de homicídio ocorrido, no final do ano passado, foi preso Dheymison Gomes Monteiro. Já, no último dia 10, foi presa uma quadrilha envolvida em assaltos a residências e a estabelecimentos comerciais. O consórcio criminoso era formado por Josiel Pantoja Gomes, 31 anos; Elton Carlos Nunes de Sousa, 18; Alcione Pereira Santos, 18, e Pâmela de Sousa Santos, 20. Com eles, foram apreendidas duas pistolas e dois revólveres, além de 48 munições de calibres 38; 380 e 7,65. Foram apreendidas ainda jóias, aparelhos celulares e a quantia de R$ 5 mil. Outro assaltante preso foi Alan Sandro Ataíde Rodrigues, em 12 passado, após roubar uma caminhonete que foi recuperada com o preso.
Outro preso foi Francisco Raimundo Moreira de Sousa flagrado com um revólver calibre 38 e nove munições do mesmo calibre. Ao ser preso, ele portava documentos em nome de Walter Silva Brandão. Ele foi autuado pelos crimes de posse ilegal de arma e munição e falsidade ideológica. Ele é foragido da Justiça do Ceará, onde responde a um homicídio. Ainda, conforme o balanço da Polícia Civil, foram presos por estelionato Marco Antônio Oliveira da Silva, 18 anos, e Raimundo Cardoso Junior, 31. Com os dois, foi encontrada documentação falsificada com a qual tentavam obter empréstimos bancários em uma agência na cidade de Castanhal. No dia seguinte, na mesma agência, foi preso Marco Aurélio Sales de Oliveira no momento em que tentava sacar dinheiro em forma de empréstimo com o uso de documentos falsos.
TRÁFICO Entre os dias 1 e 20, a Polícia Civil prendeu diversos envolvidos em tráfico de drogas e associação para o tráfico. Um deles é Carmem Siqueira dos Reis, 27 anos, que foi flagrada com 131 petecas de pasta de cocaína, seis porções de pasta base e apetrechos para o preparo e comercialização da droga. Também foram presos Rosária do Socorro Albuquerque do Nascimento e Valdicléia Monteiro Pinheiro, com as quais foram apreendidas 140 petecas de pasta de cocaína, no “beco do sol” próximo ao mercado municipal de Castanhal. Foi preso ainda Luan Renan Marques Santos, acusado de tráfico de drogas. Com ele, 18 trouxas de pasta de cocaína foram apreendidas.
Outros presos são Maicon Dênis dos Santos Sales e Leiliane Lima de Almeida.
Com eles, os policiais civis apreenderam 420 gramas de pasta de cocaína; 250 gramas de haxixe, 28 petecas de “pasta de cocaína” e apetrechos para o preparo e comercialização de entorpecentes, como sacos plásticos, barrilha, solução de bateria e balança de precisão. Outra presa por tráfico de drogas foi Patrícia de Sousa Travassos flagrada com maconha do tipo “limãozinho”. Ao todo, 26 papelotes da droga e um tablete foram encontrados com a mulher. No último dia 20, foi preso Lucas Lopes Pereira, 28, com meio tablete de maconha, entorpecente que estava escondido debaixo do tapete do próprio carro. Outros presos foram Raimundo Nonato Araújo Alves e Mardenilson Gomes da Silva, de apelido "Lourinho”, que estavam com meio quilo de pasta de cocaína.
Comentários