POLÍCIA CIVIL PROMOVE ENCONTRO COM ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EM BELÉM

A Polícia Civil, por meio do NUPREV (Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência), promoveu, nesta terça-feira, 25, um encontro com cerca de 70 universitários da área de Serviço Social, no auditório da Delegacia-Geral, em Belém. O objetivo foi repassar aos estudantes informações sobre o trabalho desenvolvido pela corporação policial na área de atendimento social. Coordenado pela equipe de assistentes sociais da Polícia Civil, o Núcleo atua na coordenação, supervisão e avaliação das atividades realizadas pelo Serviço Social na Polícia Civil. O encontro resultou da parceria entre a instituição policial e faculdades que promovem o curso de Serviço Social em Belém. Estiveram presentes estudantes de quatro das cinco faculdades de Serviço Social conveniadas com a Polícia Civil para oferecimento de estágio. 


Atualmente, explica a assistente social da Polícia Civil, Graciane Almeida, coordenadora do NUPREV, 43 universitários de Serviço Social atuam como estagiários nas Delegacias e Seccionais de Polícia, na Grande Belém, onde são supervisionados pelos assistentes sociais da instituição no papel de prestar o atendimento ao público para resolução de problemas diversos, como conflitos na família, desentendimentos entre vizinhos, questões de consumo de drogas, violência contra idosos, mulheres, crianças e adolescente, entre outros. Atualmente, 38 assistentes sociais atuam nas unidades policiais da Grande Belém. 

O evento promovido pela NUPREV contou com palestras para apresentar os atendimentos sociais prestados pela Polícia Civil. A delegada Leomar Maués, diretora de Recursos Humanos da Polícia Civil, destacou a importância da área de Serviço Social para as atividades desempenhadas na instituição policial. "O trabalho de mediação de conflitos feito pelos assistentes sociais ganha cada vez mais importância dentro do contexto do combate à violência", detalha. Por ano, uma média de 20 mil casos são atendidos pelo NUPREV na Grande Belém. Com os atendimentos, explica a delegada, evita-se que esses casos se tornem ocorrências policiais. 


A delegada Simone Edoron, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil, falou sobre as atividades desempenhadas nas Delegacias de Polícia Civil vinculadas à Diretoria, como Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID); Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e Divisão Especializada no Combate aos Crimes Discriminatórios (DECD). Em outra palestra, o investigador Luiz Monteiro, titular da Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARIN) falou sobre o trabalho social desenvolvido pelo órgão, responsável em atuar em ações voltadas à comunidade. 


Uma das ações mostradas foi o Natal das Crianças da comunidade, que levou a distribuição de brinquedos às crianças da periferia de Belém. O evento contou ainda com informações sobre os atendimentos sociais prestados pelo Serviço Social na Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), na Divisão Especializada no Combate aos Crimes Discriminatórios (DECD) e na Seccional Urbana do Guamá. Para a professora universitária e assistente social, Silvana Brito, o encontro foi muito proveitoso, pois deu uma visão bem abrangente das atividades desenvolvidas pelos assistentes sociais na Polícia Civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"