POLÍCIA CIVIL HOMENAGEIA OS ASSISTENTES SOCIAIS PELO DIA MUNDIAL DO SERVIÇO SOCIAL
A Polícia Civil do Pará rende homenagens aos assistentes sociais, nesta terça, 18, pela passagem do Dia Mundial do Serviço Social. A data instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS) é celebrada anualmente a cada terceira terça-feira do mês de março para celebrar e fortalecer o papel da profissão no desenvolvimento da sociedade. No Pará, a instituição policial conta com assistentes sociais que prestam atendimentos aos usuários na busca da resolução de problemas nas unidades de Polícia. No ano passado, mais de 17,5 mil casos foram atendidos pelo Setor Social da Polícia Civil, na capital, Região Metropolitana e interior do Pará.
A maioria dos atendimentos foi de conflitos familiares (3530), o que corresponde a 20% do total, seguido das conflitos vicinais (brigas entre vizinhos), com 3178 (18%), e casos de ameaça, calúnia ou difamação, com 2978 casos (17%).
Houve 50 visitas domiciliares para verificar situações de violação de direitos contra crianças, adolescentes e idosos, entre outros. Mais de 14 mil pessoas receberam orientações e esclarecimentos sobre direitos, leis e benefícios.
Atualmente, 38 assistentes sociais compõem o quadro da Polícia Civil com atuação nas Seccionais Urbanas da Região Metropolitana de Belém (Ananindeua e Marituba), e nos municípios de Abaetetuba, nordeste do Pará, e Jacareacanga, oeste do Estado; e ainda nas Delegacias e Divisões Especializadas, como DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente), DEAM (Divisão Especializada no Atendimento à Mulher), Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) e DAS (Diretoria de Atendimento ao Servidor).
Desde 2012, a Polícia Civil conta com o NUPREV (Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência), responsável em coordenar as atividades do Serviço Social. Os tipos de atendimentos variam desde os conflitos familiares, brigas entre vizinhos, conflitos conjugais, situações de violações de direitos contra criança adolescente e pessoa idosa, e ainda casos de calúnia, difamação, discriminação, entre outros. A procura do serviço ocorre de forma espontânea pela comunidade ou por meio de registro de Boletins de Ocorrências Policiais (B.O.s) e ainda por meio do serviço de Disque-Denúncia.
O trabalho desenvolvido pelos técnicos da área social objetiva prevenir situações que podem gerar a violência e mesmo a criminalidade.
Também tem por meta exercitar a cidadania por meio do trato das questões sociais que necessitem de acesso à rede de serviços e ainda através de esclarecimentos, orientações e encaminhamentos para atendimentos sociais, assistenciais e jurídicos. “Trabalhar cultura de paz, resgatando a comunicação, estabelecendo o diálogo, promover relacionamento entre as partes em conflito, são técnicas utilizadas pelo profissional de Serviço Social, o qual tem como principal instrumento o diálogo e como metodologia, as ações educativas de acolhimento e de orientações às famílias e esclarecimentos de seus direitos e deveres”, explica a assistente social Graciane Almeida.
Comentários