POLÍCIA CIVIL VAI ATUAR EM CONJUNTO COM DEFENSORIA PÚBLICA PARA ATENDER MORADORES DE RUA

A Polícia Civil vai montar um fluxo específico para atender a demanda do Núcleo de Defesa de Direitos Humanos (NDDH) da Defensoria Pública do Pará, que pretende resgatar os documentos de identidade da população em situação de rua com transtorno mental ou idosa. O trabalho em parceria foi firmado nesta terça-feira, 11, em encontro no gabinete da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), da Polícia Civil, entre o diretor de Identificação, Ricardo Paula, e as defensoras públicas Anelyse Freitas e Felícia Fiúza. 

Defensoras públicas com diretor de identificação
ENCONTRO
No encontro, as defensoras públicas apresentaram ao diretor de identificação o objetivo do NDDH, que foi criado há dois anos e que visa buscar políticas públicas em prol dessa parcela dessas pessoas, oferecendo-lhes atendimentos, como serviços jurídicos. “Percebemos a necessidade dessa população em ter uma identificação civil”, detalha Anelyse. 

Segundo ela, desde o final de 2012, mais de 100 moradores de rua foram atendidos e cadastrados no NDDH, em Belém. Pelos serviços foi possível a população em situação de rua contar com o serviço de emissão de certidões de nascimento para aqueles que não tinham o documento. A partir da certidão, é possível pleitear a emissão da carteira de identidade. 

O diretor de Identificação explica que a Polícia Civil já é parceira da Defensoria Pública do Estado nos mais diversos atendimentos demandados pela instituição. Ele salienta que a corporação policial vai atuar em conjunto com o órgão para ajudar a montar um fluxo de atendimento específico aos moradores de rua, no Posto Central de Identificação Civil, sediado na Delegacia-Geral.

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