POLÍCIA CIVIL COMBATE CRIME DE EXTRAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM SENADOR JOSÉ PORFÍRIO
A Polícia Civil de Senador José Porfírio, sudoeste do Estado, com o apoio da Secretaria de Meio-Ambiente e Turismo (SEMAT) do município, deflagrou a operação denominada "S.O.S Gaia", que visa apurar a prática de crimes contra a flora, fiscalizar a retirada de madeira em áreas de preservação ambiental e combater a invasão de terras públicas da união. A ação policial foi iniciada no domingo passado, na área do km-4, da rodovia PA-167.
Durante a operação, foram apreendidos três caminhões com madeiras protegidas por lei, como cedro, maçaranduba e ipê em toras, que haviam sido extraídas irregularmente. Duas pessoas responsáveis pela extração foram levadas à Delegacia para prestar depoimento e em seguida foram liberadas.
Conforme o delegado Dyego Araújo, titular da Polícia Civil no município, foi feito um levantamento na região sobre áreas de extração ilegal de madeiras.
A partir desse trabalho, será feita, de forma permanente, ações policiais para combater a retirada de madeira de terras da união. Segundo ele, a equipe policial fez abordagem na área onde ocorria a extração ilegal.
Os condutores dos caminhões usados no transporte da madeira foram ouvidos em depoimento. Eles alegaram que apenas foram contratados para fazer o transporte dos produtos florestais.
As toras de madeira foram encaminhadas para a sede da SEMAT, para confecção do Auto de Infração. Após o final do procedimento administrativo ambiental, detalha o delegado, o documento será encaminhado à Delegacia para instrução do inquérito policial para materializar o crime ambiental. O trabalho vai continuar em toda região.
Comentários