POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE DEBATE SOBRE POLÊMICO APLICATIVO "SECRET" EM FACULDADE DE DIREITO
A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT), participou, na quarta-feira, 8, do debate sobre o aplicativo Secret e suas implicações legais, em uma Faculdade de Direito, em Belém. Presidida pelo delegado Samuelson Igaki, a explanação sobre o tema teve por objetivo buscar a conscientização sobre os aspectos criminais, civis e sociológicos do uso do aplicativo.
O Secret é um aplicativo desenvolvido para os sistemas operacionais de celulares Android e iOS que possibilita enviar e compartilhar postagens de segredos com outra pessoas de forma anônima. Com ele, o usuário pode ver os que as amigos estão postando sem serem identificados.
A polêmica sobre o aplicativo começou após ser proibido pela Justiça do Estado do Espírito Santo. Atualmente, o Secret está disponível para download em alguns sites de lojas virtuais e para usuários de sistema Android.
Participaram do evento, além da Polícia Civil do Estado, membros do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará, como o promotor de Justiça Nelson Medrado e o procurador da República no Pará, Alan Mansur, dentre outras instituições.
O debate contou ainda com abordagens sobre conceitos de Internet, crimes virtuais e perigos gerados pelo uso inadequado de meios tecnológicos, como as redes sociais, celulares, bate-papos virtuais (chats), E-commerce (comércio eletrônico), entre outros. O evento contou também com reproduções de reportagens sobre a atuação da DPRCT, no combate aos crimes tecnológicos, no Pará e em outros Estados da federação.
Conforme o delegado, o debate enfatizou a prevenção de ocorrências de infrações penais, quanto ao aplicativo Secret. A DPRCT possui uma série de palestras com objetivo de instruir sobre o uso adequado dos meios tecnológicos, valorizando a estrutura da Segurança Pública. As palestras estão disponíveis a qualquer instituição. Para tanto, basta entrar em contato pelo telefone (91) 3222-7567, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.
Comentários