DICA: CUIDEM DE SUAS CERTIDÕES DE NASCIMENTO. EVITEM RASURAS

A dica vale a todos os que pretendem renovar a carteira de identidade ou para quem vai solicitar, pela primeira vez, o documento em algum posto de identificação. Procurem manter sempre a certidão de nascimento sem rasuras que possam colocar em dúvida a autenticidade dos dados contidos nela. Evitem fazer remendos, em caso o documento for danificado ou rasgado. Nesse caso, procurem o cartório em que o documento foi emitido para fazer a correção e emissão de segunda via.

Atualmente, os postos de identificação no Estado não deixam passar rasuras ou remendos sobre os dados da certidão que possam por em dúvida dados pessoais constantes no papel. Já houve casos em que cidadãos procuraram um posto de identificação para emitir uma nova via da carteira de identidade ou para obter a primeira via. E aí, ao apresentar a certidão de nascimento, a mesma apresentava uma rasura ou rasgado sobre uma letra do nome do pai ou da mãe, provocados por algum líquido que caiu sobre ele ou outro fator externo.

Em um desses casos, uma das pessoas, ao perceber que estava rasurado o documento, fez a "correção" de forma incorreta. Pegou uma caneta de tinta preta e reescreveu o dado rasurado encobrindo a rasura. Contudo, ao observar tal detalhe, o atendente, que usa uma lupa, percebeu a "correção" e não autorizou a emissão da identidade. Não era o caso, mas aquele risco com caneta poderia ser uma tentativa de fraude para alterar o nome ou coisa do tipo, não é mesmo?

Esses cidadãos tiveram de voltar ao cartório para solicitar a reemissão do documento, atrasando a emissão da nova via da carteira de identidade. Portanto, internautas, vamos ficar atentos e prestar atenção nas suas certidões de nascimento ou casamento. Caso haja alguma rasura, que possa prejudicar a identificação de dados, principalmente, nomes de pessoas, solicite a reemissão do documento no cartório de origem para evitar transtornos no futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"