POLÍCIA CIVIL MONTA PLANEJAMENTO PARA CÍRIO DE NAZARÉ
A Polícia Civil vai empregar a partir da Romaria Rodoviária nesta sexta-feira (7) e durante os quinze dias da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, mais de 200 servidores, entre policiais civis e técnicos de informática, para garantir o atendimento à demanda de registros de ocorrências policiais em Delegacias e Seccionais Urbanas localizadas nos arredores das romarias realizadas no período. A instituição policial terá equipes policiais em Delegacias Móveis instaladas na Praça Santuário de Nazaré e no bar do Parque, na Praça da República, por conta da festa da Chiquita, evento tradicional realizado durante a Trasladação, na noite anterior à procissão do Círio de Nazaré. Doze policiais civis em cinco viaturas darão apoio ao percurso estimado em 12 horas da Romaria Rodoviária desde a Basílica-Santuário de Nazaré até o município de Ananindeua, na Grande Belém. Na manhã do dia seguinte, sábado, quando a imagem é levada de Ananindeua até o distrito de Icoaraci, em Belém, a Seccional Urbana de Ananindeua receberá reforço no plantão para atender as demanda de ocorrências.
PROCISSÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ |
Haverá quatro policiais civis a mais – um delegado, um escrivão e dois investigadores. No próximo sábado, por conta da Romaria Fluvial, duas embarcações – um lancha e um barco a motor - da Delegacia de Crimes Fluviais da Polícia Civil acompanharão o traslado da imagem da padroeira desde o distrito de Icoaraci até o cais do porto em Belém. Na Motoromaria, que acontece após a chegada da imagem ao cais do porto, haverá seis policiais civis em seis motocicletas fazendo o acompanhamento da berlinda até o Colégio Gentil Bittencourt. À noite, na Trasladação da imagem com destino à Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, haverá uma Delegacia Móvel instalada na Praça da República para acompanhar a Festa da Chiquita, evento tradicional realizado no logradouro na noite que antecede à procissão do Círio da Nazaré. O objetivo é garantir que a programação tenha encerramento até 2h da manhã do domingo do Círio. No total, dois delegados, seis investigadores e um perito policial coordenados pela Diretoria de Polícia Especializada (DPE) estarão em atuação nesse local. Ao longo da Trasladação, duas viaturas darão apoio a seis policiais civis para monitoramento da procissão.
Ainda, na noite de sábado, passarão a funcionar uma Delegacia Móvel ao lado da Basílica-Santuário de Nazaré e uma Delegacia fixa dentro da área do Parque de Diversões. Na unidade móvel, haverá dois policiais civis de plantão para prestar orientações à população e encaminhar as pessoas para a Delegacia do Parque de Diversões, onde haverá estrutura para fazer procedimentos de crimes de menor potencial ofensivo, como ameaças, danos e lesão corporal leve. Os casos de crimes mais graves, como furtos e roubos, serão encaminhados para a Seccional Urbana de São Braz que também terá plantão reforçado para atender a demanda. Haverá ainda, diariamente, uma equipe da DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente) em atuação no Parque de Diversões para atender casos de crianças e adolescentes em situação de risco no local. As duas Delegacias – móvel e fixa – terão funcionamento noturno, de 18h à meia-noite, durante os 15 dias da festa do Círio de Nazaré. Estarão de plantão na Delegacia do Parque de Diversões sete servidores – um delegado, um escrivão, quatro investigadores e um técnico de informática, com apoio de uma viatura.
Durante a Trasladação e no segundo domingo de outubro, dia da procissão do Círio de Nazaré, a Seccional Urbana do Comércio receberá um efetivo policial de reforço para atender a demanda de ocorrências na área da romaria. Além do efetivo normal de plantão, formado por um delegado, um escrivão e quatro investigadores, mais seis policiais civis ficarão no apoio na unidade policial. Haverá ainda, em atuação, policiais civis da DATA e da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) para atuar durante a procissão. No dia 16 de outubro, durante o Círio das Crianças, a Polícia Civil contará com efetivo de dez policiais civis, da DPE, para auxiliar na segurança do evento, com apoio de duas viaturas. No dia 23, quando será realizada a Corrida do Círio, três equipes formadas por onze policiais civis ficarão de prontidão no percurso. Na noite do encerramento da festa do Círio de Nazaré, em 23 de outubro, na Praça Santuário de Nazaré, haverá 16 policiais civis em quatro equipes para auxiliar no encaminhamento do atendimento às demandas de ocorrências no local.
Comentários