DELEGADA DO PARÁ EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CRIMES CIBERNÉTICOS
A delegada Beatriz Silveira, diretora da Delegacia de Repressão a Crimes Tecnológicos (DRCT), da Polícia Civil do Pará, está em Brasília (DF), onde participa da Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCYBER). Iniciado na quarta-feira, 26, o evento encerra hoje no Hotel Royal Tulip. Promovido pela Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia (ABEAT), com apoio e suporte da Polícia Federal do Brasil e do FBI (Federal Bureau of Investigation), dos Estados Unidos, a programação envolve mais de 40 especialistas, nacionais e internacionais, entre membros do Instituto Nacional de Criminalística, da PF e do FBI. O objetivo é debater desafios crescentes da prevenção às ameaças digitais e caso de detecção e investigação de "quadrilhas cibernéticas".
Com atividades distribuídas entre painéis, palestras técnicas, apresentação de trabalhos acadêmicos e sessões de treinamento, a programação apresenta como destaque o painel 'Proposições Legislativas - Reforma do Código Penal', voltado a discutir alternativas de tipificação dos delitos digitais, com abordagens de sugestões recém apresentadas ao Congresso Nacional por Comissão de Juristas coordenada pelo Superior Tribunal de Justiça.
Outro destaque da programação é a palestra 'Sistema Integrado de Comando e Controle para Grandes Eventos', do coordenador de TI (Tecnologia da Informação), da Secretaria de Segurança em Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Daniel Russo. Ele traz informações sobre o planejamento das medidas de segurança eletrônica voltadas para a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, face às crescentes ameaças de cyberterrorismo.
Para ilustrar as possibilidades de tais ameaças cibernéticas e as técnicas de detecção e investigação mais sofisticadas, peritos da Secretaria de Perícias em Informática do Instituto Nacional de Criminalística – INC, da Polícia Federal, abordam pesquisas e estudos de caso de episódios ocorridos, como a palestra 'Ataque a Sites Governamentais: Estudo de Caso', a cargo do perito Ronei Maia Salvatori, do INC-PF.
Dentre os especialistas internacionais presentes, uma das mais aguardadas palestras é a 'Clustering and Classification for Cyber Crime', do "guru" Jesse Kornblum, formado pelo mundialmente renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), pesquisador da área de computação forense da Kyrus Tech e criador de uma série de ferramentas consideradas fundamentais para a prática da perícia digital forense.
Comentários