ATENDIMENTO DE CASOS DE HOMOFOBIA É TEMA DE OFICINA
Os atendentes que atuam nas Seccionais e Delegacias da Polícia Civil na Região Metropolitana de Belém (RMB) participaram, nesta sexta-feira, 19, de um curso de capacitação sobre o atendimento de casos de homofobia. Sob o tema “Diversidade Sexual”, a oficina aconteceu realizada no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil. A programação atende ao Plano Estadual de Segurança Pública para enfrentamento à Homofobia. A organização foi da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará, por meio da Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (Diprev) e do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).
PALESTRA |
Cerca de 30 atendentes e alguns escrivães assistiram à oficina, que contou com palestras ministradas pelo Conselho Estadual da Diversidade Sexual do Pará. Também falaram, durante o curso, Simmy Larrat, do Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia (Gretta), e Bruna Lorraine, representante do Movimento LGBT no Pará. A oficina contou ainda com a exposição feita por Sérgio Duarte, da Diretoria de Informática da Polícia Civil, que falou sobre as mudanças no Sistema Operacional de Registros de Boletins de Ocorrências nas Delegacias que passa a comportar a orientação sexual da pessoa.
Esta foi a quarta turma de capacitação voltada a servidores públicos para atender a demanda de ocorrências relacionadas aos crimes homofóbicos. O primeiro grupo foi formado por atendentes do serviço Disque-Denúncia e Ouvidoria da Segup. Escrivães cartorários que atuam em unidades da Polícia Civil, na capital e interior do Estado, e assistentes sociais e psicólogos que atuam no Sistema de Segurança Pública do Estado e no Programa Pró-Paz também já participaram do treinamento.
Comentários