BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO EIRENE SERÁ APRESENTADO AMANHÃ
A Polícia Militar divulga nesta quarta-feira (14) o balanço da Eirene, uma mega-operação que, durante quatro dias, preveniu, reduziu e combateu os índices de violência registrados nos bairros do Guamá, Cremação, Condor, Jurunas e Batista Campos. Os dados serão apresentados no Comando Geral da PM, às 11 horas. Para o comandante de Policiamento da Capital, coronel Hilton Benigno, o sucesso da ação foi marcado pela ausência de registros nas unidades policiais nos dias de diligências.
Os bairros foram selecionados com base nos dados registrados no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).
ABORDAGEM DE POLICIAIS MILITARES |
As ações, programadas para terminar nesta terça-feira (13), aumentaram o efetivo policial nessas áreas e tiveram como foco a fiscalização de veículos, pessoas, estabelecimentos comerciais, repressão ao tráfico de drogas e comercio ilegal de mercadorias e produtos de origem suspeita ou sem procedências e o cumprimento de mandados de prisão.
A maior parte dos procedimentos da manha desta terça esteve relacionada a infrações de transito, sendo a maioria referente ao licenciamento vencido de veículos. O balanço parcial das ações também registra a abordagem de 1,4 mil pessoas, a maioria encaminhada em situação de flagrante por porte ilegal de arma de fogo e desacato à autoridade. Dezoito adolescentes foram apreendidos em situação de risco.
Apreensões – Durante os quatro dias de ações, também foram apreendidas mídias falsificadas, madeira ilegal, bebida alcoólica comercializada em feiras e mercados, animais silvestres e drogas, como crack e cocaína. Na avaliação do comandante de Policiamento da Capital, coronel Hilton Benigno, a operação Eirene provocou uma sensação de segurança na população residente nos bairros envolvidos. “Além dos próprios moradores, os elogios sobre a operação também vieram nas redes sociais”, observa.
A operação continua na noite desta terça-feira, com ações de Saturação e Barreira.
Às 23 horas, começam as operações “Hypnos” e “Anjos da Guarda”, que têm como objetivo retirar das ruas menores de idade em situação de risco e fiscalizar bares e casas noturnas. A Eirene envolve mais de 500 agentes de segurança dos comandos de Policiamento da Capital, de Missões Especiais e de Policiamento Especializado. Participam ainda o Departamento Estadual de Transito (Detran), Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Grupapamento de Polícia Fluvial, Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Secretaria Municipal de Econômia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juizado da Infância de Juventude e Conselho Tutelar. Fonte: Agência Pará.
Comentários