POLICIAIS CIVIS TÊM CAPACITAÇÃO SOBRE CRIMES NA INTERNET

A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAV), promoveu de ontem, dia 8, até esta sexta-feira, dia 9, um treinamento para policiais civis que atuam na Diretoria sobre crimes tecnológicos. As aulas foram ministradas pela delegada Beatriz Silveira, diretora da Delegacia de Repressão a Crimes Tecnológicos (DRCT) do Pará, na sala do Telecentro, no bloco B, da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém. Nos dois dias, os servidores foram orientados e receberam informações em geral sobre como proceder na apuração de delitos cometidos por meio da internet. No total, 15 delegados e três investigadores (chefes-de-operações), de Delegacias ligadas à DAV estiveram no treinamento. 

Delegada Beatriz ministra treinamento a servidores
CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES
Entre os diversos assuntos abordadas nas aulas, a delegada Beatriz Silveira tratou de temas atuais, como pornografia infanto-juvenil na internet, a chamada “pedofilia”; crimes contra a honra via ameaças na internet e o chamado “cyberbulling” (uso de dispositivos tecnológicos para enviar textos ou imagens para ferir ou constranger alguém). O treinamento foi uma iniciativa da DAV, cujo objetivo é promover ações de prevenção e repressão aos crimes discriminatórios de injúria racial, crimes contra crianças e adolescentes, idosos, mulheres, portadores de necessidades especiais, moradores de rua e comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT), além de combater o tráfico humano. “Todo mês pretendemos fazer uma capacitação aos servidores vinculados à DAV”, explica. 

Capacitação
TREINAMENTO EM SALA
A meta é prestar orientações e informar os servidores sobre como proceder para atender as ocorrências de crimes cometidos com uso de meios tecnológicos. Para a delegada Alessandra da Silva Jorge, diretor da DEAM (Divisão Especializada no Atendimento à Mulher), de Belém, o treinamento foi muito positivo. “Com a capacitação tirei dúvidas sobre como dar início ao atendimento da ocorrência e sobre como levar a apuração adiante”, disse. Ela ressaltou que é importante que cursos como esse sejam contínuos. No próximo mês, 40 policiais civis ligados à DAV participarão, nos dias 27 e 28, de uma capacitação para enfrentamento ao tráfico de pessoas. O curso será ministrado pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), do Governo do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"