DELEGACIA COMBATE CRIMES A CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS
A Polícia Civil dispõe, em sua estrutura, da Delegacia de Combate a Crimes Contra Concessionárias de Serviços Públicos, sediada na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE). Trata-se uma unidade policial voltada especificamente para apurar crimes cometidos contra as operadoras responsáveis pelo fornecimento dos serviços de abastecimento de água (Companhia de Saneamento do Pará - Cosanpa) e de energia elétrica (Centrais Elétricas do Pará).
As concessionárias, para tanto, devem firmar convênio com a Polícia Civil. Entre as atividades realizadas estão a apuração de crimes, como por exemplo, o desvio da água e de energia elétrica, por meio de ligações clandestinas, popularmente conhecidos como "gatos", e os danos devido à violação do lacre do hidrômetro da rede de abastecimento de água.
DELEGADA SOCORRO TUMA: TITULAR DA DELEGACIA |
Sob direção da delegada Socorro Tuma, a unidade policial está, atualmente, atuando de forma intensificada no combate aos pontos de lava-jato de veículos que usam água da rede de abastecimento público da Cosanpa de forma clandestina por meio de ligações irregulares. Somente nos últimos 15 dias, quatro pontos foram desativados, em operações conjuntas da Polícia Civil e da concessionária, na Região Metropolitana de Belém.
Os responsáveis pelos pontos de lava jato foram notificados pela operadora do serviço público e intimados a comparecer na Delegacia para responder pelo crime. A Delegacia está situada no segundo piso da DIOE, na rua Avertano Rocha, entre Travessas São Pedro e Padre Eutíquio, bairro da Cidade Velha, em Belém. Fone para contato: 3241-5907 (ramal 22). A Delegacia funciona de segunda à sexta-feira, em horário de expediente, exceto feriados e pontos facultados.
Comentários