FÓRUM DESTACA IMPORTÂNCIA DE AÇÕES INTEGRADAS
Gestores, professores, técnicos em educação e diretores das escolas estaduais localizadas na Região Metropolitana de Belém, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Pro Paz e das Polícias Civil e Militar estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, para mais uma reunião do Fórum “Paz pra Ti”.
Criado em 2012, o Fórum busca soluções para os problemas geradores de insegurança no ambiente escolar através de uma ação inteligente, racional e integrada entre a Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública (Segup).
Os convidados foram recebidos pelo coronel Campos, titular do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que frisou os trabalhos de inteligência desenvolvidos pela polícia para identificar e coibir episódios de violência no ambiente escolar.
REUNIÃO |
Parceria e ação integrada foram as palavras defendidas por todos os participantes do Fórum. “Estamos construindo uma rede de integração. Vamos buscar as responsabilidades isoladas e nos unir para que encontremos as melhores soluções para este problema”, defendeu Heloísa Aguiar, assessora de segurança escolar da Seduc.
“Segurança pública é dever do Estado e atribuída às polícias Militar e Civil. Porém, é muito importante a parceria e a integração deste dois órgãos com todos as demais entidades que trabalham com educação. É importante compartilhar ações, trazer as famílias para dentro das escolas, pensar projetos educativos e lembrar sempre que o combate à violência e a criminalidade se faz com educação, ela (educação) é a base de tudo”, frisou o coronel Campos.
A Polícia Militar aproveitou para apresentar os trabalhos desenvolvidos em escolas e comunidades pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e pela Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial ( Ciepas), cujos trabalhos, de forte cunho social, já conseguiram identificar problemas e modificar hábitos através do tripé 'escola, polícia e família'. De acordo com a PM com a participação no Programa muitas crianças e adolescentes levaram seus ensinamentos para casa, contribuindo para que os familiares também conseguissem absorver esses valores.
Durante a reunião, os participantes expuseram os problemas vivenciados por suas escolas e USE's (Unidades Seduc na Escola), relatando as especificidades de suas escolas e bairros onde estão inseridas. Mas nem só de problemas foram compostos os relatos. Muitas escolas já desenvolvem projetos pedagógicos voltados à cultura de paz.
CORONEL ROBERTO CAMPOS |
Um dos exemplos citados durante a reunião foi o da Escola Estadual Jaderlândia, da USE 08, que recentemente promoveu uma jornada pedagógica voltada à toda a comunidade escolar, com espaço para o debate de vários assuntos. A programação contou com a presença de delegados da Polícia Civil que ministraram palestras sobre prevenção da violência e uso de drogas.
Entre as instituições que mudaram através de pequenas ações e projetos a rotina em seu ambiente escolar estão as escolas: Mário Barbosa, na Terra Firme; Izabel Amazonas, no Distrito Industrial; São Pedro, no Paracuri e Teodora Bentes, em Icoaraci. Através do envolvimento integrado entre alunos, professores, técnicos, pais e responsáveis e a comunidade, as escolas apresentaram melhorias positivas.
Além das ações nas escolas, a Seduc desenvolve intensos projetos de combate à violência, entre eles o “Bem Conviver”, desenvolvido desde 2012 pela Coordenadoria de Ações Educativas Complementares (Caec), inicialmente em 21 escolas, sendo 10 de Tempo Integral, que foram escolhidas com base em um estudo realizado pelo Pro Paz por apresentarem maior vulnerabilidade.
A CAEC também elaborou uma cartilha intitulada “Escola em Paz é possível: Vamos nessa!”, que traz orientações de boa convivência, leis de amparo à crianças e adolescentes, direitos e deveres das crianças, endereços de instituições de auxílio (Conselho Tutelar, Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente (Data) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), entre outros.
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