POLÍCIA CIVIL FORMA 23 NOVOS IDENTIFICADOS CRIMINAIS E CIVIS
A Polícia Civil do Pará concluiu, nesta sexta-feira (24), a terceira turma do Curso de Capacitação para Identificador Civil e Criminal, com a formatura de 23 servidores públicos que trabalham em Prefeituras Municipais no interior do Estado conveniadas com a instituição policial, para prestar o serviço de emissão de carteiras de identidade e prestação de informações criminais nos municípios. A formatura aconteceu nesta tarde no auditório da Delegacia-Geral, em Belém. Com duas semanas de duração, o curso foi coordenado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). Todos os identificadores formados receberam certificadores de conclusão do curso. Somente este ano, 77 servidores municipais já foram formados no curso, em três turmas.
FORMATURA |
A meta é formar, ao todo, 150 novos servidores municipais para atuar como identificadores, para prestar o serviço de emissão de carteiras de identidade nos municípios, até o final do primeiro semestre deste ano. A formatura contou com a presença do delegado-geral, Rilmar Firmino; da delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, entre outros diretores da Delegacia-Geral. Os funcionários municipais atenderão ao público nos Postos de Identificação situados nos municípios do interior do Pará, onde farão a coleta dos dados pessoais e recolherão as impressões digitais dos cidadãos que procurarem o serviço.
Depois, as informações serão encaminhadas ao Posto de Identificação responsável em emitir a carteira localizado no município-polo na região, ou para a Diretoria de Identificação em Belém.
Os servidores públicos municipais formados como identificadores civis e criminais tiveram aulas sobre serviço de emissão de carteiras de identidades, por meio das disciplinas: identificação civil, qualidade no atendimento público, necropapiloscopia, identificação criminal e redação técnica. Todos passaram por estágio supervisionado no prédio da Diretoria de Identificação em Belém. A próxima turma de identificadores terá aulas de 10 a 21 de junho.
O delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, enfatizou que, ao todo, serão formadas cinco turmas de identificadores.
Cada turma é composta por uma média de 30 servidores públicos. Ainda, de acordo com Firmino, a meta da Polícia Civil será montar equipes da Diretoria de Identificação para percorrer os municípios visando acompanhar o trabalho desenvolvido pelos identificadores nos locais de emissão de carteiras de identidade. Outra novidade anunciada é que, em breve, idosos e pessoas com necessidades especiais, serão isentos de pagamento de taxa para emissão do documento. Segundo o papiloscopista Ricardo Paula, diretor de Identificação, os identificadores no interior do Pará são responsáveis pela emissão de cerca de 20 mil carteiras de identidade.
Para a diretora da Acadepol, delegada Liane Martins, os identificadores passam também a ser representantes da Polícia Civil nos municípios na prestação de um serviço fundamental para a população. Para a servidora da Prefeitura de Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, Francilene Santos, o curso foi ótimo, principalmente, quanto às aulas sobre identificação criminal. “Para mim foi muito interessante o curso, pois recebi novos conhecimentos e vou levá-los comigo”, ressaltou. Já, o servidor público de Porto de Moz, Albson Trindade, destacou que a qualidade dos professores. “São didáticos e eficientes. Eles nos deram muita segurança em tudo o que nos foi repassado”, enfatizou. Estiveram presentes servidores públicos que trabalham em Prefeituras de mais de dez municípios, como Porto de Moz, Piçarra, Parauapebas, Ponta de Pedras, Marituba, Ulianópolis, Tomé-Açu, Portel, Bagre, entre outras cidades.
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