POLÍCIA CIVIL FORMA QUARTA TURMA DE IDENTIFICADORES CIVIS E CRIMINAIS
A Polícia Civil do Pará já capacitou, somente este ano, 98 servidores públicos municipais para atuarem como identificadores civis e criminais, no interior do Estado do Pará. A mais recente turma foi formada na última sexta-feira, quando 21 servidores de Prefeituras conveniadas com a Polícia Civil para prestar o serviço público à população paraense concluíram o curso de Capacitação para Identificador Civil e Criminal.
FORMADOS |
A conclusão contou com as presenças da delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira; da diretora da Academia da Polícia Civil, delegada Liane Martins, e do diretor de Identificação da Polícia Civil, papiloscopista Antônio Ricardo Paula. Agora, os servidores municipais estão treinados e capacitados para exercer a atividade de identificador. Eles atenderão ao público nos Postos de Identificação e Prefeituras no interior, para fazer a coleta dos dados pessoais e recolher as impressões digitais dos cidadãos que procurarem o serviço. O treinamento durou duas semanas.
DELEGADA-GERAL ADJUNTA ENTREGA CERTIFICADO |
Durante o período, os servidores públicos municipais tiveram aulas sobre emissão de carteiras de identidades, por meio das disciplinas: identificação civil, qualidade no atendimento público, necropapiloscopia (coleta de impressão digital de mortos), identificação criminal e redação técnica. Todos passaram por estágio supervisionado no prédio da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), em Belém.
DIRETORA DA ACADEMIA ENTREGA CERTIFICADO |
Além de prestar o serviço de emissão de carteiras de identidade, os identificadores já estão habilitados a fazer a prestação de informações criminais nos municípios. O curso foi coordenado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). Todos os identificadores receberam, ao final do curso, certificados de conclusão. A meta da Polícia Civil é formar, ao todo, 150 novos servidores municipais para atuar como identificadores, para prestar o serviço de emissão de carteiras de identidade nos municípios, até o final do primeiro semestre deste ano.
Comentários