VEJA O QUE CADA ÓRGÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA TERÁ NAS FÉRIAS DE JULHO
O Governo do Estado anunciou hoje reforços aos órgãos do Sistema de Segurança Pública, durante as férias escolas do julho deste ano. Veja o que cada órgão terá:
Bombeiros – O Corpo de Bombeiros contará com um efetivo de 989 guarda-vidas. Nas ações de prevenção nas estradas, será usado um efetivo de 106 bombeiros, que integram as equipes de resgate. Entre as principais atividades, a corporação vai atuar com serviços de prevenção e proteção balneária por guarda-vidas; atendimento pré-hospitalar nos postos de guarda-vidas; distribuição de pulseiras de identificação para crianças e prevenção nas estradas, com unidades de resgate.
DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO NAS FÉRIAS |
Entre as localidades que receberão reforços do Corpo de Bombeiros estão Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro, Cotijuba, Salinópolis, Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Soure, Marabá, Cametá e Santarém. Os pontos fixos de guarda-vidas (barracas) vão funcionar nos balneários, no horário de 8 às 18 horas. As atividades de prevenção dos bombeiros, os serviços de atendimento pré-hospitalar nas estradas e os quartéis da corporação trabalharão num sistema de 24 horas. Este ano, os bombeiros usarão 15 pranchas longas para salvamento no mar, dois jipes, modelo Troller, e um ônibus novo para transporte de tropas.
Polícia Civil – Além do efetivo normal que atua nas delegacias, 142 policiais civis trabalharão no reforço, em seis fins de semana. Ao longo do veraneio, a Polícia Civil desenvolverá as seguintes operações:
- Divisão de Polícia Administrativa (DPA): visa fazer trabalho de registro, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos de diversão pública, como bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, motéis, pousadas e similares, nos municípios que têm grande potencial turístico;
- Disque-Silêncio: vai fiscalizar a incidência de poluição sonora originada de veículos particulares ou estabelecimentos diversos, desenvolvendo trabalho integrado de natureza educativa, preventiva e repressiva;
- Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data): visa apurar atos infracionais cometidos por adolescentes e investigar abusos e casos de violência contra adolescentes, além de combater outros crimes que envolvam crianças e adolescentes, como exploração sexual e prostituição infanto-juvenil.
Além dos distritos de Mosqueiro e Outeiro, em Belém, haverá reforços em Salinópolis, Santarém (Alter-do-Chão), Maracanã (Algodoal), Barcarena, Bragança, Castanhal (Vila de Apeú), Cametá, Breves, Marapanim (Marudá), Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e Peixe-Boi.
A Polícia Civil manterá plantões para atender as ocorrências nos balneários nas sedes das delegacias e seccionais de polícia. Na entrada da praia do Atalaia, haverá uma Delegacia Móvel (trailer), instalada para registrar boletins de ocorrência. Os demais serviços serão itinerantes. Quatro motocicletas serão usadas nas ações de policiamento no Atalaia, para verificar irregularidades, como poluição sonora e perturbação do sossego alheio. Os policiais motorizados enviarão informações para os agentes da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), que, com um aparelho de decibelímetro, farão a aferição da poluição sonora no local.
![]() |
FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO |
Detran – O Departamento Estadual de Trânsito vai atuar com 311 servidores, agentes e educadores de trânsito, nas ações da operação Verão 2013. Haverá fiscalização em Salinópolis (22 viaturas, sendo 15 motocicletas), Santa Bárbara do Pará/ Mosqueiro (onze viaturas, sendo seis motocicletas), Marapanim/ Marudá (quatro viaturas), Barcarena (duas viaturas) e Bragança/ Ajuruteua (duas viaturas). A Coordenadoria de Educação do Detran vai desenvolver ações em Salinópolis, Mosqueiro, Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari.
O Detran vai fazer o controle e orientação do trânsito nos acessos às praias, e a fiscalização e abordagem aos condutores de quadriciclos, na praia do Atalaia, em Salinópolis, e em Mosqueiro, Marapanim/ Marudá, Bragança/ Ajuruteua e Barcarena. Também serão desenvolvidas ações de combate à poluição sonora, além de fiscalizações específicas ao consumo de álcool (operação Trânsito sem Álcool). Haverá ainda blitzen educativas nos municípios.
Susipe – A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado vai reforçar o esquema de segurança nas 40 unidades prisionais do Estado, com plantões extras, durante a operação Verão 2013. A instituição também vai fazer remanejamentos semanais rotativos de internos das casas penais, em balneários de todo o Estado para as demais unidades, a fim de abrir vagas para possíveis detidos na operação.
Centro de Perícias Científicas Renato Chaves - A instituição vai atuar com 65 servidores, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de necropsia e remoção, que ficarão de plantão nos principais municípios paraenses. Também haverá o apoio de uma unidade móvel, que percorrerá as principais cidades do interior do Estado. As principais atividades desenvolvidas na operação Verão 2013 serão perícias de lesão corporal, local de crime e constatação de drogas.
O centro estará em Salinópolis, Mosqueiro, Marudá, Cametá, Alter-do-Chão, Salvaterra e Conceição do Araguaia, entre outros municípios. O “Renato Chaves” tem ainda uma base fixa em Salinópolis, na rua Tiradentes, em frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Mosqueiro, uma equipe do centro ficará de plantão na delegacia, localizada na avenida Dezesseis de Novembro, e no hospital, situado na travessa Quinze de Novembro.
Telefones importantes:
Emergência: 190
Disque-Denúncia: 181
Belém: 9987-9712/ 3238-3132 (policiamento)
Mosqueiro: 9991-0090
Salinópolis: 9987-7690
Polícia Rodoviária Estadual: 8886-1117
Salinópolis: 8883-6836
Mosqueiro: 8182-2532
Texto: Lene Alves - Assessoria de Comunicação da SEGUP.
Comentários