PRESO LÍDER DE INVASÕES DE TERRAS ENVOLVIDO EM SEQUESTRO E CÁRCERE

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), cumpriu, na manhã de hoje, 2, mandado de prisão preventiva decretado contra Manoel Braz de Oliveira, por envolvimento no sequestro de funcionários de uma fazenda, situada na Estrada de Mosqueiro. Ele é apontado como um dos maiores invasores de terra na Região Metropolitana de Belém. A prisão foi cumprida em Santa Bárbara do Pará, na Grande Belém, por policiais civis da DOS (Delegacia de Ordem Social), vinculada à DIOE, com apoio da Delegacia local. Manoel foi conduzido à Divisão, onde está recolhido à disposição da Justiça. 

Conforme o delegado Vanildo Oliveira, titular da DOS, a fazenda da empresa Sopalme Agroindustrial Ltda, situada na estrada de acesso ao distrito de Mosqueiro, teve mandado de reintegração de posse decretado em 2012 pela Vara Agrária de Castanhal. Há mais de cinco anos, explica o delegado, a área vem passando por uma série de invasões, que levaram a várias operações policiais. Em 26 de junho deste ano, Manoel juntamente com o comparsa Jacivaldo Conceição de Oliveira lideraram uma nova invasão à fazenda. 

Policiais civis da DIOE foram ao local e prenderam em flagrante Jacivaldo que portava uma arma de fogo, munição e um fardamento do Exército. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e munição. Na ocasião, Manoel Braz conseguiu fugir. Já, na madrugada do dia seguinte, 27 de junho, Manoel Braz retornou ao local, junto com os comparsas Gilson Trindade de Oliveira e um terceiro não identificado e sequestraram três funcionários da fazenda, que foram levados para o acampamento dos invasores, situado no outro lado de um rio, próximo à propriedade rural. Ali, as vítimas foram amarrados e torturados com uso de arpões. 

A Polícia Militar foi acionada e no local um grupo de invasores tentou impedir o resgate dos reféns. “Os invasores, comandados por Braz, disseram que só liberariam os reféns caso o preso Jacivaldo fosse solto”, apurou o delegado Vanildo Oliveira. Com a chegada da DIOE ao local, Gilson Trindade foi preso. Já Manoel Braz conseguiu fugir mais uma vez. O delegado solicitou à Justiça a prisão preventiva que foi decretada pelo juiz de Direito, Fábio Araújo Marçal, de Benevides, em 25 de julho. Preso, Manoel vai responder por sequestro, cárcere privado e esbulho possessório (invasão de terras).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"